O Brasil já sabe qual será sua programação na Copa Davis 2024. Após a divulgação do calendário, ficou estabelecido que a fase de grupos da competição deve ocorrer entre os dias 10 e 15 de setembro. Bolonha, Manchester, Valência e Zhuhai serão as sedes dessa parte do torneio, sendo que a delegação brasileira, inicialmente, irá jogar na cidade italiana.
Como funciona a Copa Davis?
A Copa Davis é uma competição internacional de tênis masculino. Organizado pela Federação Internacional de Tênis (ITF), o torneio apresenta duelos entre delegações de inúmeros países ao redor do mundo.
A primeira edição do campeonato aconteceu em 1900. Na época, um grupo de alunos da Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, decidiu propor um duelo contra estudantes britânicos, os quais detinham o título mundial de tênis naquele ano. Os estadunidenses Dwight Davis, Malcolm Whitman e Holcombe Ward derrotaram Herbert Barret, Ernest Black e Arthur Gore.
Como resultado da ideia, até 1904 a Copa Davis apresentava disputas apenas entre estadunidenses e britânicos. Após esse período, belgas e franceses foram aceitos, o que desencadeou uma sequência de entradas de outros países e nacionalidades na competição. No entanto, apesar da maioria europeia entre os competidores, grande parte das edições tiveram campeões da Argentina, África do Sul, Austrália e Estados Unidos.
O sistema de disputa da Copa Davis é o de mata-mata, ou seja, eliminação direta em caso de derrota. Em 1989, a competição se organizou para ser realizada em quatro semanas em datas que não prejudicassem o calendário previsto pela Associação de Tenistas Profissionais (ATP).
No entanto, em 2019, a ITF apresentou uma proposta para alterar o formato. Cerca de 71% dos países participantes votaram a favor da mudança. Atualmente, 18 equipes disputam a fase final do torneio em apenas uma semana em sede definida com antecedência.
Desempenho do Brasil na competição
Apesar de participar da edição de 2024 da Copa Davis, sendo a 112ª no geral, o Brasil não é tradicional na competição. A federação brasileira estreou apenas em 1935 e até 1966 não tinha realizado nenhuma atuação significativa. A dupla Thomaz Koch e Edison Mandarino fez sucesso nos anos seguintes, chegando até as semifinais em 1966.
Em 1971, então, os brasileiros apareceram outra vez com Luiz Mattar e Jaime Oncins. No entanto, foi apenas a partir dos anos 1990 que o país sul-americano voltou aos holofotes. Na época, Guga Kuerten e Fernando Meligeni eram os astros, sendo considerados até hoje como dois dos maiores do esporte.
Confira a programação do Brasil na Copa Davis 2024
O Brasil faz parte do Grupo A na Copa Davis 2024 ao lado de Itália, Holanda e Bélgica. Os duelos ocorrem a partir do dia 11 de setembro, em Bolonha, na Itália. A estreia brasileira será contra a Itália, que tem a vantagem de estar em casa. Posteriormente, enfrenta a Holanda. Por fim, duelará contra a Bélgica. Confira a programação:
- 11 de setembro, quarta-feira
- Grupo A: Itália x Brasil – 10h (horário de Brasília)
- 12 de setembro, quinta-feira
- Grupo A: Holanda x Brasil – 10h (horário de Brasília)
- 14 de setembro, sábado
- Grupo A: Bélgica x Brasil – 10h (horário de Brasília)
Onde assistir a final da Copa Davis?
A Copa Davis 2024 será transmitido pelo canal DSports. Sua fase final disputada entre os dias 19 e 24 de novembro, em Málaga, na Espanha e será a última competição a ser disputada por Rafael Nadal, que anunciou sua aposentadoria recentemente.