Com base familiar esportiva, Jelena Ostapenko sempre esteve ligada ao tênis. Assim, largou a dança e optou por seguir carreira no esporte quando tinha apenas 13 anos. Atualmente, a tenista tem voltado ao lugar que merece entre as dez melhores atletas do jogo, tendo, inclusive, vencido dois torneios em 2024. Confira abaixo um resumo sobre a jogadora!
Carreira de Jelena Ostapenko
Jelena Ostapenko nasceu na Letônia, embora seja filha do ucraniano Jevgenijs Ostapenko, ex-jogador de futebol, e da letã-russa Jelena Jakovleva, ex-jogadora e treinadora de tênis. Criada em uma família devota ao esporte, não demorou muito para que Ostapenko se interessasse por algo. Assim, começou a praticar a modalidade com apenas cinco anos e cresceu acompanhando a carreira de Serena Williams.
O curioso é que Jelena Ostapenko também gostava de dançar, tendo, inclusive, competido em torneios de dança de salão. Porém, com 12 anos de idade, ela optou pela exclusividade ao tênis. Um fato interessante sobre a tenista é que seu nome de registro é Jelena, mas ela é conhecida por Alona em seu circulo familiar e social. No entanto, esse nome foi “proibido” de ser usado, pois não fazia parte dos nomes permitidos na Letônia. Assim, ela carrega “Jelena” na identidade em homenagem à mãe, mas é frequentemente referida pelo outro nome.
Em 2014, Jelena Ostapenko teve sua primeira conquista em torneios simples no Wimbledon Championships, voltado para a categoria júnior. Logo de cara, ela foi considerada a segunda melhor tenista da atualidade na época. No mesmo período, estreou profissionalmente em competições da WTA Tour no Tashkent Open a partir de uma vaga em wildcard.
Circuito profissional
Uma vez no profissional, Jelena Ostapenko foi campeã no Ladies Neva Cup de 2015. Já em Wimbledon, a tenista despachou Carla Suárez Navarro e estabeleceu sua primeira vitória em cima de uma jogadora do top 10 do ranking da ATP (Association of Tennis Professionals). Ela jogaria ainda o US Open e o Canadian Open, porém sairia derrotada de ambos. Após o encerramento da temporada, ela ocupava a posição de número 79 do mundo.
Em 2016, Jelena Ostapenko disputou algumas competições, mas o objetivo naquele momento era claro. Isso porque, naquele ano, o Rio de Janeiro recebeu os Jogos Olímpicos, e a tenista participou deles, vivendo um grande momento. No entanto, ela acabou perdendo ainda na primeira fase para Samantha Stosur. No final do ano, a letã estava na 44ª posição no ranking da ATP.
O ano de 2017 foi diferente para Jelena Ostapenko, a começar pelos desempenhos positivos nos primeiros torneios. Por exemplo, no Australian Open, ela alcançou a terceira rodada, algo inédito na carreira. No entanto, foi em Roland Garros que ela se destacou de verdade. Na época, a tenista era a 47ª melhor e eliminou Louisa Chirico, Monica Puig , Lesia Tsurenko, Samantha Stosur, Caroline Wozniacki e Timea Bacsinszky antes de dar para Simona Halep o troféu de vice-campeã da competição. Se estabelecia, assim, o primeiro título de Grand Slam de Ostapenko.
Na sequência, Jelena Ostapenko subiu cada vez mais o seu nível, derrotando várias tenistas de top 10 ou cabeças-de-chave. Além disso, conquistou campeonatos de todos os tamanhos e importância, nunca deixando de competir.
2023
Em 2023, aliás, Jelena Ostapenko estabeleceu um recorde em seu país. Com a classificação para as quartas de final do Australian Open, ela se tornou apenas a primeira letã a alcançar o feito. Vale lembrar que o duelo foi contra Coco Gauff, que ocupava um lugar no top 10 do ranking da ATP na época. No entanto, a tenista acabou perdendo para Elena Rybakina na final.
Depois disso, Jelena Ostapenko chegou à semifinal no Aberto da Itália, causando as eliminações de Barbora Krejcikova, Daria Kasatkina e Paula Badosa. Na semifinal, porém, a letã acabou perdendo para Elena Rybakina, que foi campeã posteriormente. Com o encerramento da temporada, Ostapenko se colocou no 13º lugar com 2720 pontos.
O 2024 de Jelena Ostapenko
Com as vitórias em cima de Sorana Cirstea, Caroline Garcia, Marta Kostyuk e Ekaterina Alexandrova no Adelaide Internacional, Jelena Ostapenko garantiu não só o sétimo título simples, bem como o terceiro WTA 500 no geral. Como resultado, ela retornou para o top 10 do ranking após cinco anos. Além disso, ela faturou o taça do Upper Austria Ladies Linz em cima de Ekaterina Alexandrova. Atualmente, a tenista se encontra em 14º lugar no ranking, com 3058 pontos.