Início » Tênis » Quantos brasileiros já ganharam Roland Garros?

Quantos brasileiros já ganharam Roland Garros?

Publicado em:

Última atualização:

A bola já está rolando nas quadras de saibro parisienses com o início do Aberto da França. No entanto, a intimidade brasileira com o Grand Slam é tamanha que por aqui o torneio é chamado de Roland Garros mesmo. E a intimidade não é à toa! Afinal, entre disputas simples e em duplas, ao todo o Brasil conquistou nove taças no torneio francês. 

Para começar, o maior campeão brasileiro em Roland Garros é o catarinense Gustavo Kuerten. Guga conquistou três vezes o título do simples, em 1997, 2000 e 2001. Mas antes disso, ainda em 1994, um jovem Gustavo Kuerten conquistou o título na categoria duplas juvenil masculino, ao lado do equatoriano Nicolas Lapentti. E por falar em duplas juvenis, em 2019, Matheus Pucinelli, ao lado do argentino Thiago Tirante, também ganhou o título na França.

Também foi na categoria duplas que Maria Esther Bueno, uma das maiores tenistas brasileiras, fez o nome dela brilhar ainda mais. Lá em 1960 ela conquistou o título de duplas feminino ao lado da norte-americana Darlene Hard. No mesmo ano, Maria Esther Bueno também foi campeã na categoria duplas mistas com o australiano Bob Howe. Em 1975, Thomaz Koch se tornou campeão também na categoria duplas mistas juntamente com a uruguaia Fiorella Bonicelli. Por fim, em 2015, Marcelo Melo e o croata Ivan Dodig venceram na categoria duplas masculino.

Os destaques brasileiros em Roland Garros

A história do Brasil em Roland Garros não está escrita apenas com campeões. Isso porque vários tenistas brasileiros já brilharam no saibro parisiense, avançando na competição. Muitos, inclusive, chegaram até às finais, como a própria Maria Esther Bueno nos anos de 1964 na categoria simples, e 1961 na duplas feminino.

Já outros três brasileiros avançaram até as finais da categoria duplas mistas em três ocasiões: com Cláudia Monteiro e Cássio Mota em 1982; com Jaime Oncins em 2001 e com Marcelo Melo em 2009. Enquanto isso, em 2020, Bruno Soares alcançou as finais de duplas masculinas.

Mas a atuação brasileira no Aberto da França ainda tem mais estrelas! Em 1999, Guga caiu nas quartas de finais, mas o Brasil viu Fernando Meligeni chegar às semifinais. Já Flávio Saretta em 2003 e Thomaz Bellucci disputaram as oitavas de final nos anos de 2003 e 2010, respectivamente. 

Em 2014, o tênis feminino teve um momento histórico com Teliana Pereira furando as qualificatórias e entrando direto na chave principal daquele ano. No entanto, a atuação de destaque mais recente do tênis feminino leva o nome de Beatriz Haddad Maia, que em 2023 chegou à penúltima rodada de Roland Garros. Mas, infelizmente, ninguém menos do que Iga Swiatek, a tenista número 1 do mundo e atual campeã de Roland Garros, eliminou a brasileira da competição.

Este ano, seis atletas estão em quadra defendendo o Brasil em solo francês na categoria simples. Uma delas é a própria Bia Haddad, que tenta novamente ter uma campanha de destaque em Roland Garros. Além de Bia, Laura Pigossi também representa o tênis feminino brasileiro. No simples masculino estão os tenistas Thiago Seyboth Wild, Thiago Monteiro, Gustavo Heide e Felipe Meligeni. O Grand Slam da França segue até o dia 9 de junho.