Início » Tênis » Brasil na Copa Davis​: como foi a eliminação da equipe?

Brasil na Copa Davis​: como foi a eliminação da equipe?

Publicado em:

Última atualização:

Quando se fala em Brasil na Copa Davis 2024, estamos falando da primeira vez em que a equipe brasileira conseguiu chegar à fase de grupo das finais desde a mudança na competição em 2019. Isso já mostra que o país conseguiu ter um desempenho melhor do que havia tendo em anos anteriores. Mas será que isso tem relação com a equipe?

Para descobrir, a seguir estão detalhes sobre os tenistas brasileiros que participaram do torneio, o desempenho geral do país e também o campeão da Copa Davis de 2024.

Equipe do Brasil na Copa Davis

Em 2024, o Brasil avançou mais etapas da Copa Davis quando se compara com anos anteriores. Este fato tem relação com a equipe formada para disputar o torneio, seja nos jogos simples ou em duplas.

Nesta edição, a seleção brasileira teve a presença de cinco tenistas, sendo eles: Thiago Monteiro, João Fonseca e Felipe Meligeni para os jogos simples; e Rafael Matos e Marcelo Melo para as disputas em duplas. Entre esses nomes, temos Thiago Monteiro na posição 109° e João Fonseca na posição 145° do ranking ATP. Vale dizer que isso pode sofrer alterações com o andamento desses e de outros jogos.

Como será o novo formato de 2025?

O torneio de 2024 ainda estava seguindo o modelo de 2019, com as fases de grupo. A partir de 2025, um novo formato será adotado e esta fase de grupos não mais existirão. Ou seja, a competição será no estilo mata-mata até que o campeão se defina, sendo as duas primeiras disputas classificatórias.

Em resumo, as duas primeiras rodadas qualificatórias determinam quais seleções passam para as quartas de final. Assim, as oito equipes que passarem pela etapa inicial vão para a chamada “fase final”, correspondendo às quartas de final. Estas, por sua vez, acontecerão em novembro; e Itália, bicampeão do campeonato, já tem vaga garantida.

Desempenho do Brasil na Copa Davis

Pode-se dizer que o desempenho do Brasil na Copa Davis foi melhor do que o esperado, mesmo não avançado na Final 8. Em praticamente todas as partidas, foi possível ver a evolução dos tenistas.

A campanha começou com uma derrota apertada para a Itália por 2 a 1, mas o país teve a vitória da dupla Rafael Matos e Marcelo Melo. Contra os Países Baixos, o Brasil predeu mais uma vez por 2 a 1, porém João Fonseca brilhou ao conquistar sua primeira vitória na competição. No último confronto, contra a Bélgica, o Brasil alcançou sua primeira vitória na fase final, vencendo por 2 a 1, com triunfos de João Fonseca e Thiago Monteiro.

A classificação foi decidida pelo percentual de sets vencidos, nos quais os Países Baixos levaram vantagem (50%), seguidos pela Bélgica (44%) e Brasil (43%).

Quem ganhou o torneio?

A Copa Davis de 2024 representou a edição número 112, e a final, que ocorreu em 24 de novembro, foi entre Itália e Países Baixos. Por 2 a 0, os italianos, mais uma vez, levaram a melhor e se tornaram bicampeões. Em todo caso, vale ressaltar mais uma vez que o Brasil na Copa Davis deste ano teve um ótimo empenho, mesmo não levando o título para casa.