Os Grand Slams são os quatro eventos de tênis mais aguardados do ano. Afinal, são duas semanas repletas de partidas com os melhores jogadores do mundo enfrentando um nível de competitividade bastante elevado. Para os brasileiros, o Grand Slam da França é o principal, tanto pelo retrospecto histórico dos atletas do país, quanto pelos seus desempenhos recentes. Um exemplo de sucesso é o que vem fazendo Bia Haddad Maia em Roland Garros nos últimos anos.
A tenista brasileira é a melhor jogadora de tênis que o país teve desde Gustavo Kuerten, e seus resultados, principalmente na terra batida, estão demonstrando isso. Aliás, desde Maria Esther Bueno, em meados do último século, o Brasil não conseguia produzir uma atleta feminina de um nível como esse.
Acompanhe a leitura para descobrir mais sobre a tenista e o seu desempenho no torneio realizado em Paris.
Sobre a tenista
Beatriz Haddad Maia, ou Bia Haddad, nasceu na cidade de São Paulo, em 1996. Desde criança, se dedicava ao mundo do tênis e, ao completar 14 anos, passou a participar de torneios da categoria, sendo treinada por Larri Passos, ex-técnico de Guga.
A tenista ganhou notoriedade no circuito da WTA em 2017, quando Bia Haddad participou do Roland Garros, Wimbledon e vários outros dos principais torneios do tênis. Ela não começou de forma arrasadora suas campanhas, no entanto, a cada ano dava para notar que ia adquirindo mais experiência no Tour e resultados melhores estavam no horizonte.
Vale também destacar que, de 2019 a 2020, a atleta ficou afastada por doping durante dez meses. Além disso, ela teve uma relação com o também tenista brasileiro Thiago Monteiro por algum tempo.
Performances de Bia Haddad em Roland Garros
Agora que você já conhece um pouco melhor da jogadora, descubra quais são seus desempenhos no Grand Slam contando apenas a chave principal:
2017: primeira rodada
Em 2017, Bia em Roland Garros conseguiu furar o qualificatório derrotando a suíça Jil Teichmann por 2 sets a 0. No entanto, sua campanha não duraria muito, já que logo na primeira rodada seria derrotada por Elena Vesnina por 2 sets a 1.
2022: segunda rodada
Em 2022, a brasileira novamente voltou a fazer uma boa campanha e teve sua primeira vitória na chave principal contra a espanhola Cristina Bucșa por 2 sets a 1. A campanha, todavia, parou na segunda rodada, quando perdeu para Kaia Kanepi da Estônia.
2023: semifinal
Por fim, em 2023, Bia em Roland Garros surpreendeu todo o mundo do tênis ao avançar até as semifinais. A tenista, desde o ano anterior, já havia feito ótimas campanhas e se colocado entre as melhores no mundo, no entanto, faltava uma performance dessa em um Grand Slam para colocá-la entre as melhores do mundo. A brasileira só foi parada pela atual campeã Iga Świątek por 2 sets a 0.
Bia Haddad em Roland Garros 2024
Ao contrário da categoria masculina, o tênis feminino é bastante imprevisível e tudo se torna possível em um torneio tão longo. Sendo assim, a brasileira 13ª cabeça de chave pode novamente ir contra as estatísticas em Roland Garros e surpreender para, quem sabe, fazer até melhor do que a última edição.