Sendo o maior fenômeno do país no esporte desde Guga, a carreira de Bia Haddad no tênis a coloca como a maior esperança da busca por pódio nos Jogos de Paris 2024. Vale destacar que a americana Danielle Collins, 11ª melhor do mundo, eliminou a brasileira precocemente do torneio de Wimbledon, que agora aguarda para atuar na França.
Ainda assim, a esportista é a primeira das terras tupiniquins a alcançar o feito de ficar entre as 25 melhores na categoria, além de possuir uma carreira que a coloca como uma grande prospecta aos 28 anos de idade. No geral, ela já conquistou três títulos no WTA em simples e quatro em duplas. Vale destacar que a paulistana também já chegou a ser semifinalista em Wimbledon e vice-campeã do Roland Garros ainda na juventude.
Quer saber mais sobre a trajetória de Bia Haddad no tênis? Acompanhe a leitura do artigo e veja sua carreira profissional, títulos e mais!
A trajetória e o desempenho de Bia Haddad no tênis
Abdicando de sua adolescência para poder se dedicar ao esporte, a trajetória de Bia Haddad foi de muito compromisso e dedicação. Saindo de São Paulo para ir a Balneário Camboriú aos 14 anos de idade para treinar na academia de Larri Passos, a paulistana logo começou a chamar a atenção nas modalidades juvenis.
Com as características de canhota e utilizando as duas mãos para seu backhand, aos 15 anos a esportista atingiu a 598ª posição da classificação geral da Associação de Tênis Feminino (WTA). Mostrando habilidades, no mesmo ano de sua primeira vez no ranking, ela chegou à 15ª posição no circuito juvenil.
Antes mesmo de iniciar sua trajetória no profissional, Bia Haddad já havia ganhado 14 partidas e também na modalidade em duplas no tênis.
Com o passar dos anos, sua dedicação e seu refino no esporte foram ainda mais aprimoradas. Tendo atingido o maior título da sua carreira em 2023, a paulistana foi campeã da WTA Elite Trophy, torneio que reúne as melhores tenistas fora do top 8 mundial.
Em relação aos seus títulos, no tênis Bia Haddad fica atrás apenas de Maria Esther Bueno em taças levantadas. No total, já são 3 WTA e 20 ITF. Além disso, a tenista já foi semifinalista de Roland Garros. Vale destacar que, em seu auge, a tenista alcançou a 10ª posição geral de melhores do mundo.
Atualmente, ela ocupa a 20ª posição no ranking geral e corre o risco de cair, já que foi eliminada precocemente do Wimbledon.
Temporada atual
Embora esteja em uma temporada de instabilidade, os brasileiros já podem esperar para torcer por Bia Haddad no tênis nos Jogos Olímpicos da França. Após tropeço na Alemanha, antes do início do campeonato de Wimbledon, a paulista já havia sido eliminada na primeira rodada do WTA 500 em Berlim.
Em 2024, sua melhor participação aconteceu no WTA 500 de Abu Dhabi, em fevereiro, ao alcançar as semifinais. Além disso, vale destacar que a atleta também chegou nas quartas de final do Masters 1000 de Madrid.
Na disputa no Reino Unido, a brasileira chegou até as oitavas de final, mas acabou eliminada pela americana Danielle Collins. Ainda assim, Bia Haddad alcançou seu melhor desempenho na competição. Agora a brasileira aguarda o início da Olimpíada em busca de alcançar o pódio na modalidade.