Apesar da popularidade do tênis de mesa, o esporte não possui um campeonato mundial que defina um campeão. Em vez disso, a modalidade ocorre em um sistema com uma série de torneios que ocorrem ao longo do ano.
Estas competições são disputadas em temporadas e circuitos e são, principalmente, organizadas pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). Saiba mais sobre a modalidade!
Campeonato Mundial de Tênis de Mesa
O Campeonato Mundial de Tênis de Mesa é a competição mais prestigiada do esporte. Realizado bienalmente, durante anos ímpares, este campeonato reúne os melhores jogadores de tênis de mesa do mundo para competir em eventos individuais, de duplas e por equipes.
Campeonato Mundial de Tênis de Mesa – masculino
Em 2023, na modalidade individual masculina, a China dominou o pódio. Fan Zhendong e Wang Chuqin protagonizaram uma emocionante final, na qual o primeiro saiu vitorioso.
Ma Long e Liang Jingkun também tiveram um desempenho notável, sendo semifinalistas e dividindo o bronze. O melhor brasileiro na competição foi Hugo Calderano, que terminou na sexta posição.
Nas duplas masculinas, a dupla chinesa composta por Fan Zhendong e Wang Chuqin sagrou-se campeã, enquanto a dupla sul-coreana Jang Woo-jin e Lim Jong-hoon ficou com a prata.
Outro duo sul-coreana, Lee Sang-su e Cho Dae-seong, e a dupla alemã, Dimitrij Ovtcharov e Patrick Franziska, dividiram o bronze, sendo essa última a única medalha não asiática do torneio.
Campeonato Mundial de Tênis de Mesa – feminino
No feminino individual, as chinesas Sun Yingsha, Chen Meng e Chen Xingtong foram as grandes vencedoras, conquistando, respectivamente, ouro, prata e bronze.
Além disso, a japonesa Hina Hayata também teve uma performance notável, conquistando a medalha de bronze. Por outro lado, Bruna Takahashi, a única representante brasileira, sofreu uma eliminação precoce ainda na primeira rodada, terminando a competição na 29ª posição.
No feminino em duplas, as chinesas Chen Meng e Wang Yidi levaram o ouro, e as sul-coreanas Shin Yu-bin e Jeon Ji-hee ficaram com a prata. A dupla chinesa Sun Yingsha e Wang Manyu e as japonesas Miyu Nagasaki e Miyuu Kihara levaram o bronze de forma conjunta.
Nas duplas mistas, então, os chineses Wang Chuqin e Sun Yingsha conquistaram o ouro, enquanto os japoneses Hina Hayata e Tomokazu Harimoto ficaram com a prata.
Os duos de Hong Kong, Doo Hoi Kem e Wong Chun-ting, e da China, Kuai Man e Lin Shidong, dividiram o bronze. Contudo, a dupla brasileira Vitor Ishiy e Bruna Takahashi sofreu uma eliminação no segundo round, terminando a competição em 11º lugar.
Copa do Mundo de Tênis de Mesa
A Copa do Mundo de Tênis de Mesa ocorre anualmente, sendo dividida em edições individuais masculinas e femininas, além de uma edição por equipes.
Seu formato convida apenas os melhores jogadores do ranking mundial e campeões continentais. A edição de 2024 teve como sede a cidade de Macau, na China, coroando a chinesa Sun Yingsha e seu compatriota Ma Long como campeões.
Jogos Olímpicos
O tênis de mesa também faz parte dos Jogos Olímpicos, com competições individuais, de duplas e por equipes. Introduzido no programa olímpico em 1988, o esporte oferece uma plataforma global de enorme visibilidade, contribuindo significativamente para a popularidade e o reconhecimento.
Outros torneios de tênis de mesa
Complementando os principais eventos, existe ainda o Circuito Mundial da ITTF (ITTF World Tour). Trata-se de uma série de torneios que ocorrem ao longo do ano em diversos países.
O aberto da Alemanha e o aberto da China, por exemplo, proporcionam oportunidades para que os jogadores acumulem pontos para o ranking mundial, além de oferecerem prêmios substanciais e visibilidade internacional. As finais do ITTF World Tour, então, encerram o circuito, em que os jogadores com melhor classificação competem entre si.
Quem é o atual campeão mundial de tênis de mesa?
Como dito anteriormente, não existe um campeão mundial de tênis de mesa em nível absoluto. Entretanto, as competições previamente citadas elegem os melhores jogadores com base nos Campeonatos Mundiais, Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e Circuito Mundial da ITTF.
Dessa forma, e com base no desempenho ao longo do calendário do tênis, o líder do ranking é Wang Chuqin, da China, enquanto o segundo é MA Long, também da China. Liang Jingkun (CHI), Fan Zhendong (CHI), Felix Lebrun (FRA), Hugo Calderano (BRA), Lin Yun-Jiu (TPE), Lin Gaoyuan (CHI), Patrick Franziska (ALE) e Lin Shidong (CHI) completam o TOP 10.