Início » Tênis » Veja como foi o ATP 500 de Viena

Veja como foi o ATP 500 de Viena

Publicado em:

Última atualização:

O ATP de Viena acontece na Áustria desde 1974. Em 2024, o evento completou 50 anos de existência com mais uma edição que fazer parte do ATP World Tour 500, uma das categorias mais altas do circuito internacional masculino.

Saiba tudo sobre a história do campeonato e também o que aconteceu na edição atual.

História e maiores vencedores do ATP de Viena

O ATP 500 de Viena, também chamado como Vienna Open ou Aberto de Viena começou a ser disputado em 1974. À época, o torneio já reunia alguns dos principais nomes do tênis. Posteriormente, a partir de 1990 ele passou a fazer parte da ATP World Series, o equivalente ao atual ATP 250.

Esse período na categoria 250 durou até 1996, quando passou a ser válido como ATP Championship Series, o equivalente ao atual ATP 500. Em seguida, voltou a ser um torneio da categoria ATP 250 entre 2009 e 2014, voltando a ser de nível ATP 500 em 2015, sendo disputado assim até hoje.

Desde seu início, o Aberto de Viena foi sempre disputado em quadra dura, sendo sediado anualmente no Wiener Stadthalle na capital austríaca. O único ano desde o começo do campeonato que não contou com uma edição da disputa foi em 1975.

Nesse meio tempo, nomes lendários do tênis escreveram seus nomes entre os campeões do ATP de Viena. Em primeiro lugar, o norte-americano Stan Smith venceu o torneio em duas oportunidades no final da década de 1970. Em seguida, jogadores como Andre Agassi, Boris Becks e Pete Sampras conquistaram o Aberto da Áustria nos anos 1990. Posteriormente, Roger Federer, Novak Djokovic, Andy Murray e Juan Martin del Potro também levaram o prêmio para casa.

O maior vencedor do Aberto de Viena é o estadunidense Brian Gottfried, com quatro títulos. Logo depois, diversos tenistas possuem duas conquistas. São eles: Roger Federer, Andy Murray, Tommy Haas, Stan Smith, Goran Ivanisevic, Ivan Ljubicic e, por último, o austríaco Jürgen Melzer, único tenista do país a conquistar duas vezes o troféu. Horst Skoff e Dominic Thiem são os outros 2 atletas da Áustria que conseguiram vencer o torneio.

Resultados de 2024

Chave individual do ATP de Viena

O grande vencedor da chave individual do ATP de Viena de 2024 foi o britânico Jack Draper, que derrotou o russo Karen Khachanov por 2 sets a 0 (6-4/7-5) na grande final.

Draper estreou com vitória contra o japonês Kei Nishikori na primeira rodada, derrotando o italiano Luciano Darderi logo depois. Na fase quartas de final, o britânico passou por Tomas Machac, da Chéquia. Por fim, Jack Draper venceu o italiano Lorenzo Musetti na semi para chegar até a decisão.

Por outro lado, Karen Khachanov eliminou o brasileiro Thiago Wild e o norte-americano Brandon Nakashima nas primeiras fases, se credenciando para jogar as quartas de final com o italiano Matteo Berrettini. Após vencer seu rival nas quartas, eliminou o australiano Alex de Minaur na semi.

Duplas

Já nas duplas, dois austríacos conquistaram o título em Viena. A dupla formada por Alexander Erler e Lucas Miedler derrotaram Neal Skupski e Michael Venus na final no tiebreak para conquistar seu segundo título do torneio. Anteriormente, a parceria já havia lhes rendido o título da edição de 2022 do ATP de Viena.