Início » Tênis » ATP de Monte Carlo: favoritos e expectativas

ATP de Monte Carlo: favoritos e expectativas

Publicado em:

Última atualização:

Começou no último domingo o ATP de Monte Carlo 2024, o primeiro torneio de nível Masters 1000 disputado em quadras de saibro nesta temporada. Com decisão marcada para o próximo domingo, dia 14 de abril, a competição tem apenas chaves masculinas — de simples e duplas — e terá seus jogos transmitidos pela emissora ESPN e pela Star+, esta última no streaming.

O tradicionalíssimo torneio foi disputado pela primeira vez em 1897, tendo apenas três hiatos: entre 1914 e 1918, por conta da Primeira Guerra Mundial, de 1940 a 1945, em decorrência da Segunda Guerra Mundial, e em 2020, por causa da pandemia mundial de Covid-19.

O ATP de Monte Carlo marca o início da temporada de saibro, sendo o primeiro dos três Masters 1000 cujas disputas acontecem neste tipo de piso — os demais ocorrem em Madri e Roma. O Grand Slam de Roland Garros, marcado para começar no fim de maio, encerra a temporada do saibro.

Terceiro Masters 1000 da temporada

No circuito atual, há quatro torneios de nível Grand Slam, que são os mais prestigiados da temporada: Australian Open (na Austrália), Roland Garros (na França), Wimbledon (no Reino Unido) e US Open (nos Estados Unidos).

Logo abaixo em escala de importância estão os nove Masters 1000. São eles:

  • Indian Wells (Estados Unidos)
  • Miami (Estados Unidos)
  • Monte Carlo (Mônaco)
  • Madri (Espanha)
  • Roma (Itália)
  • Toronto (Canadá)
  • Cincinnati (Estados Unidos)
  • Xangai (China)
  • Paris (França)

O ATP de Monte Carlo é o terceiro Masters 1000 da temporada. Nos outros dois, em Indian Wells e Miami, ambos nos Estados Unidos e disputados em quadra dura, o espanhol Carlos Alcaraz e o italiano Jannik Sinner foram campeões.

Alcaraz triunfou em Indian Wells, após vencer o russo Daniil Medvedev por 2 sets a 0, parciais de 7/6(5) e 6/1. Sinner comemorou duas semanas depois, ao derrotar o búlgaro Grigor Dimitrov também por sets diretos, parciais de 6/3 e 6/1.

Veja os favoritos e o chaveamento do ATP de Monte Carlo

Número 1 do ranking, Novak Djokovic é também o principal cabeça de chave do torneio. Após estrear atropelando o russo Roman Safiullin, 41º na lista da ATP, o sérvio terá pela frente, já nas oitavas de final, o italiano Lorenzo Musetti, 24º do ranking mundial.

Em caso de nova vitória, Djokovic poderá encarar o australiano Alex de Minaur (11º) ou o russo Andrey Rublev (6º). Com a desistência do espanhol Carlos Alcaraz, número 3 do ranking, o sérvio ficou com a chave mais “limpa”, restando como possíveis rivais de peso em uma eventual semifinal o norueguês Casper Ruud (10º) ou o polonês Hubert Hurcakz (8º).

Do outro lado da chave estão o italiano Jannik Sinner, o russo Daniil Medvedev e o alemão Alexander Zverev, respectivamente os números 2, 4 e 5 do ranking da ATP.

Caso vença o americano Sebastian Korda (27º) na estreia, Sinner enfrentará o alemão Jan-Lennard Struff (25º) nas oitavas de final, podendo marcar encontro com o dinamarquês Holger Rune (7º) ou o búlgaro Grigor Dimitrov (9º) nas quartas.

Numa eventual semifinal, Sinner poderá ter pela frente Medvedev ou Zverev. O russo enfrentará o francês Gael Monfils (40º) na estreia e poderá jogar contra o também russo Karen Khachanov (17º) nas oitavas de final.

Já Zverev, que venceu sua primeira partida no torneio, contra o austríaco Sebastian Ofner (44º), poderá ter pela frente o grego Stefanos Tsitsipas (12º) nas oitavas, garantindo um possível confronto contra Medvedev nas quartas.

Maior campeão, Nadal está fora; Alcaraz anuncia desistência

Detentor de 11 títulos do ATP de Monte Carlo, sendo seu maior campeão, Rafael Nadal anunciou que ainda não está apto a voltar a jogar após passar por uma cirurgia no quadril. O espanhol, que conquistou todas as taças em Mônaco entre 2005 e 2012 e voltou a ser campeão entre 2016 e 2018, disputou apenas três partidas na atual temporada: vitórias sobre o austríaco Dominic Thiem e o australiano Jason Kubler e derrota para o também australiano Jordan Thompson.

Quem também não participará do ATP de Monte Carlo é Carlos Alcaraz, atual número 3 do mundo. O espanhol estrearia em Mônaco contra o canadense Félix Auger-Aliassime, mas anunciou, na véspera da partida, sua desistência por conta de uma lesão no antebraço. Djokovic e Alcaraz estavam no mesmo lado da chave e poderiam fazer um aguardado confronto na semifinal.

Algum brasileiro estará em ação?

Infelizmente, o fã de tênis não verá nenhum brasileiro em ação no ATP de Monte Carlo. No entanto, o tenista número 1 do Brasil na atualidade, Thiago Wild, foi confirmado na chave principal do Masters 1000 de Roma, que acontecerá em maio.

Isso quer dizer que o paranaense, 68º da lista da ATP, não precisará passar pelo qualifying para disputar o torneio. Vale lembrar que Wild jogou os dois primeiros Masters 1000 do ano, em Indian Wells e Miami, tendo resultados de destaque, como as vitórias sobre o russo Karen Khachanov e o americano Taylor Fritz, ambos top 15 do mundo.

Lista de campeões do ATP de Monte Carlo

Como já citado, Rafael Nadal é o maior campeão do torneio: o espanhol levou para casa todas as taças entre 2005 e 2012 e também as dos anos 2016, 2017 e 2018.

Veja abaixo a lista com todos os campeões do torneio:

  1. Rafael Nadal: 11 títulos
  2. Reginald Doherty: 6 títulos
  3. Anthony Wilding: 5 títulos
  4. Laurence Doherty: 4 títulos
  5. Gordon Lowe, Henri Cochet, Nicola Pietrangeli, Thomas Muster, Bjorn Borg e Ilie Nastase: 3 títulos

Quinze tenistas possuem duas taças do torneio, lista que inclui o brasileiro Gustavo Kuerten, o sérvio Novak Djokovic e o grego Stefanos Tsitsipas. Entre os 40 que venceram uma única vez o ATP de Monte Carlo, destaque para o suíço Stanislas Wawrinka, o italiano Fabio Fognini e o russo Andrey Rublev. 

Lista de campeões dos torneios de nível Masters 1000

Apesar de ter apenas duas conquistas no ATP de Monte Carlo, Novak Djokovic é o maior detentor de taças em torneios de nível Masters 1000 na história. Nole, como é chamado pelos mais íntimos, ganhou nada menos do que 40 vezes, superando Rafael Nadal, que tem 36 dessas taças na prateleira.

Confira a seguir a lista dos maiores campeões de Masters 1000:

  1. Novak Djokovic (Sérvia): 40 títulos
  2. Rafael Nadal (Espanha): 36 títulos
  3. Roger Federer (Suíça): 28 títulos
  4. Andre Agassi (Estados Unidos): 17 títulos
  5. Andy Murray (Reino Unido): 14 títulos
  6. Pete Sampras (Estados Unidos): 11 títulos
  7. Thomas Muster (Áustria): 8 títulos
  8. Michael Chang (Estados Unidos): 7 títulos
  9. Daniil Medvedev (Rússia): 6 títulos
  10. Gustavo Kuerten (Brasil), Jim Courier (Estados Unidos), Boris Becker (Alemanha), Marcelo Ríos (Chile), Marat Safin (Rússia), Andy Roddick (Estados Unidos) e Alexander Zverev (Alemanha): 5 títulos

Quem são os favoritos no torneio de duplas?

O torneio de duplas também não terá brasileiros em ação. As quatro duplas mais bem ranqueadas já entram no torneio nas oitavas de final.

O indiano Rohan Bopanna e o australiano Matthew Ebden, que formam o conjunto número 1 do mundo atualmente, estrearão no ATP de Monte Carlo contra o salvadorenho Marcelo Arévalo e o croata Mate Pavic. Caso vençam suas duas primeiras partidas, Bopanna e Ebden poderão enfrentar o americano Rajeev Ram e o britânico Joe Salisbury, dupla número 4 do mundo, na semifinal.

Do outro lado da chave, os vice-líderes do ranking, o croata Ivan Dodig e o americano Austin Krajicek, jogarão nas oitavas de final contra os belgas Sander Gille e Joran Vliegen. Em caso de sucesso nessa partida e na seguinte, Dodig e Krajicek poderão enfrentar na semifinal a dupla número 3 do mundo, formada pelo argentino Horacio Zeballos e o espanhol Marcel Granollers.