A temporada 2024 de tênis ficou um pouco mais sem graça quando Aryna Sabalenka anunciou que estaria de fora de algumas importantes competições. A atleta bielorrussa não participou, por exemplo, de Wimbledon, e também afirmou que não participaria dos Jogos Olímpicos de Paris. O motivo é uma séria lesão que ela teve no ombro e que tem deixado a tenista fora das quadras por mais tempo do que ela gostaria.
Atualmente número 3 do ranking da WTA (sigla em inglês para Associação de Tênis Feminino), Sabalenka foi a primeira do mundo tanto na categoria simples quanto duplas bom um bom tempo. Mas o que nem todos sabem é que sua carreira no esporte começou totalmente por acaso.
Quando era criança, o pai de Aryna acidentalmente passou de carro ao lado de uma série de quadras de tênis na cidade em que moravam, em Minsk. Ele então resolveu levar a filha para brincar lá, e o resto virou história.
Desde que estreou profissionalmente no tênis, em 2015, Aryna Sabalenka já ganhou diversos títulos na categoria simples e mais outros tantos em duplas. Basta dizer que, em seu primeiro ano no esporte, a jovem ganhou três títulos do Circuito ITF (Federação Internacional de Tênis).
A lista ainda inclui o bicampeonato no Aberto da Austrália, torneio que faz parte dos quatro maiores Grand Slams do ano, ao lado de Roland Garros, Wimbledon e o Aberto dos Estados Unidos. Fã das quadras de piso duro, apenas dois títulos da bielorrussa não foram ganhos neste tipo de solo. Sabalenka conquistou duas vezes o saibro do Aberto de Madrid, em 2023 e em 2021.
Prêmios e estatísticas de Aryna Sabalenka
A tenista de 26 anos já participou de 582 partidas. Destas, ela ganhou 398 e perdeu 184, registrando uma média de 68% de vitórias. A maioria de seus êxitos ocorreram nas quadras de piso duro, de onde a bielorrussa saiu vitoriosa 276 vezes. Apesar de não ser fã de jogos na grama, Sabalenka ainda participou de 53 confrontos nesta categoria de piso, dos quais ganhou 34 partidas.
Desde 2015 até o momento, Aryna tem 20 títulos em grandes torneios, incluindo dois Abertos da Austrália, dois Abertos de Madrid, dois em Wuhan e um em Abu Dhabi. A melhor classificação da bielorrussa em um Grand Slam foi justamente seus dois troféus na Austrália. Mas Sabalenka também já chegou até as semifinais de Wimbledon, de Roland Garros e do US Open em mais de um ano. Além disso, estima-se que ela tenha ganho cerca de US$ 24.114.054 em dinheiro com suas premiações.
Em 2017, Sabalenka entrou para o top 100 da WTA, na posição 78, e bastou um ano para ela ir direto para a lista das 20 melhores, na 11ª colocação. Já em 2021, a tenista entrou para o top 5 e, no começo de 2023, ela finalmente foi considerada a melhor tenista da WTA.
Por fim, uma curiosidade não relativa ao esporte sobre Aryna Sabalenka é o fato de ela namorar atualmente o empresário brasileiro Georgios Frangulis. A marca de produtos alimentícios criada por Frangulis, inclusive, é uma das parceiras da tenista.