Para aqueles que já estão acostumados com tênis, não é surpresa que a Austrália produz alguns dos principais nomes da modalidade. Desde Rod Laver nos anos 60 até Patrick Rafter em 2000, as gerações australianas possuem enorme talento e os atletas sempre competem entre os melhores. No caso de Alexei Popyrin, ele faz parte da nova safra que o país produziu em tempos recentes e tem bastante potencial. Assim como de Minaur, é uma das esperanças dos australianos no futuro, todavia, recentemente seus resultados não vêm sendo os melhores.
Leia o texto a seguir para entender mais como ele surgiu no mundo do tênis. Além disso, confira alguns dos seus resultados em Majors e outros torneios.
Início da paixão pelo esporte
Alexei Popyrin nasceu na cidade de Sidney no ano de 1999.
Filho de dois imigrantes russos, Elena e Alex, começou a praticar o esporte aos seus cinco anos de idade. Aos oito, mudou para Dubai por conta do trabalho de seu pai e, em 2010, foi para Alicante, na Espanha, e teve ninguém menos que Alex de Minaur como seu vizinho.
Sua carreira começou no circuito de juniores, no início da década passada disputou vários torneios juvenis. Foi bem-sucedido em vários deles e, com isso, iniciou sua vida profissional em 2013.
Uma curiosidade é que o pai do tenista tem ligações fortes com o esporte e, por sinal, é um dos responsáveis por criar o Ultimate Tennis Showdown junto com o técnico Patrick Mouratoglou. Aliás, de acordo com o próprio Alexei, Patrick foi um dos grandes responsáveis por fazê-lo amadurecer como atleta.
Trajetória de Alexei Popyrin no ATP Tour
De 2013 a 2017, Alexei Popyrin esteve em diversos torneios da ITF e também ATP Challengers. Todavia, o primeiro evento do ATP Tour que participou foi o Brisbane International, evento 250 de sua terra natal. Na ocasião, perdeu na primeira rodada para John Millman. Depois disso, iria subir seu ranking no ano e, eventualmente, entrar na lista do Top 150.
Em 2019, disputaria o seu primeiro Grand Slam, o Australian Open, como wildcard. E em 2021, conquistaria seu primeiro título no maior circuito do mundo, o Aberto de Singapura.
No geral, aliás, Popyrin possui apenas duas conquistas em toda sua carreira até agora. O outro troféu que conquistou foi o Aberto da Croácia em 2023. Nem sequer chegou a outra final.
Performances de Popyrin em Majors
Talvez o maior desafio que Alexei Popyrin tenha enfrentado como tenista até agora é desenvolver seu jogo em um Grand Slam. Da mesma forma que outros jovens jogadores, ele ainda possui dificuldades em eventos de cinco sets.
A terceira rodada foi o mais longe que conseguiu chegar nos Majors, ele realizou esse feito em Wimbledon, US Open e Australian Open. Em Roland Garros, no entanto, foi apenas até a segunda partida.
Como 2024 ainda tem o US Open para ser finalizado, é até possível que ele consiga surpreender no torneio, mas bem pouco provável. Afinal, Popyrin está longe do top 10 do ranking e irá enfrentar adversários complicados nas primeiras rodadas.