A Austrália é um dos países mais tradicionais do mundo do tênis e, em todas as gerações, possui atletas competitivos na modalidade. Rod Laver, Lleyton Hewitt e Patrick Rafter são alguns dos principais nomes que os australianos tiveram e que foram número 1 do mundo. Atualmente, o grande jogador que tem sido destaque é Alex de Minaur. Conhecido por sua alta intensidade dentro dos jogos, de Minaur é o único atleta não europeu que está dentro do Top 10.
Caso você tenha interesse, leia o texto a seguir e descubra mais sobre o jogador. Além disso, confira algumas de suas performances em torneios da ATP e Grand Slams.
O início de carreira
Alex de Minaur nasceu na cidade de Sydney, em 1999.
O seu interesse no esporte surgiu quando tinha apenas quatro anos. Na época, sua mãe o levou para aulas na cidade e também para torneios disputados localmente. Já aos cinco, se mudou para a Espanha e, por conta disso, passou a aprender três línguas: espanhol, francês e inglês.
Começou a praticar o esporte de fato quando tinha 14. Ele treinou em vários clubes e, posteriormente, fez parceria com o técnico Adolfo Gutierrez. Com isso, chegou a despontar no circuito de juniores e, inclusive, esteve na segunda colocação no ranking mundial da ITF em 2016. Além do mais, também conquistou o Australian Open daquele ano nas duplas.
Trajetória de Alex de Minaur nos torneios da ATP
Seu início em torneios do circuito aconteceu em 2017, quando fez parte do Brisbane International. Na ocasião, acabou perdendo ainda na primeira rodada.
Curiosamente, no mesmo torneio, um ano depois, de Minaur chegou até a sua primeira final no Tour contra Daniil Medvedev, sendo vencido por dois sets a 1. Em 2019, todavia, também em Brisbane, derrotou o italiano Andreas Seppi por 2 sets a 0 e levantou seu primeiro campeonato após entrar na ATP.
Desde esse troféu, Alex participou de outras 14 decisões e saiu vitorioso em oito delas. No total, possui nove títulos na sua carreira, com outros oito vice-campeonatos.
No que se refere ao ranking da modalidade, chegou a alcançar a sétima posição neste ano, período em que vive seu auge. Para se ter uma ideia, o atleta esteve em sete finais desde 2023 e saiu com três taças nas mãos.
Performances de Alex de Minaur em Majors
Mas afinal, como Alex de Minaur se saiu até agora nos principais campeonatos do ano? O jogador ainda não esteve presente em uma final, mas já teve boas participações.
Nos torneios de Wimbledon, US Open e Roland Garros, conseguiu chegar até as quartas de final em uma ocasião cada. Por ironia, o Major em que foi menos bem-sucedido até agora é o próprio Australian Open, em que foi eliminado quatro vezes na quarta rodada.
Olimpíadas
Por fim, é preciso destacar que o atleta terá a primeira oportunidade de estar em uma Olimpíada em 2024. Seu nome ainda não foi confirmado mas, segundo o próprio Alex, a expectativa é que ele esteja em Paris com a camisa da Austrália.