Início » Tênis » Alejandro Tabilo: carreira e conquistas do tenista chileno

Alejandro Tabilo: carreira e conquistas do tenista chileno

Publicado em:

Última atualização:

Alejandro Tabilo é a atual sensação do tênis na América do Sul. Aos 27 anos, o chileno coleciona três títulos, inúmeras participações nos quatro Grand Slam e uma vitória contra Novak Djokovic, o melhor jogador do mundo. O drop shot é a sua arma secreta, enquanto, no saibro, o tenista dá aula até mesmo para veteranos.

O tenista representará o Chile nas Olimpíadas de Paris em julho de 2024, ao lado de Nicolás Jarry e Tomás Barrios Vera.

Carreira de Alejandro Tabilo

O irmão mais novo sempre se espelha no mais velho. Com Alejandro Tabilo, não foi diferente: o garoto começou a jogar tênis porque queria ser como o irmão, Sebastian, que praticava o esporte. Os pais, Ricardo e Maria, eram donos de uma empresa de limpeza.

Aos 13 anos, Alejandro se mudou de Santiago para a Flórida, nos Estados Unidos, com o propósito de se aperfeiçoar na modalidade. Inspirado por Rafael Nadal, o garoto passou a disputar competições juniores, até se tornar profissional.

Em 2020, o tenista se qualificou para o Australian Open pela primeira vez. Venceu o compatriota Daniel Elahi Galan, mas perdeu para o americano John Isner na segunda rodada. Alcançou seis vitórias consecutivas rumo à final do ATP Tour 2022, em Córdoba.

Entrou para o TOP 100 do simples masculino em fevereiro de 2022 após derrotar Djokovic. Dois anos depois, em 2024, conquistou o primeiro troféu da carreira.

Em seu perfil no site oficial da ATP, o tenista descreve a “gentileza sendo a sua melhor qualidade e a distração, a pior”. Sua comida favorita é pipoca, o ator que mais admira é Leonardo DiCaprio, o músico predileto é Danny Ocean e o super-herói favorito é o Superman.

Ademais, Alejandro fala inglês e espanhol, mas garante que é melhor no inglês por ter morado no Canadá e Estados Unidos.

Números do tenista

Atual número 19 do mundo, Alejandro Tabilo coleciona 355 vitórias e 228 derrotas na carreira. Soma dois títulos no simples e um em duplas. Em decorrência de bons resultados, o chileno alcança melhores posições no ranking da ATP e, consequentemente, consegue se classificar em torneios de elite.

Apesar de Alejandro nunca ter ganhado um Grand Slam, já venceu Novak Djokovic na terceira rodada do Masters 1000 de Roma, na Itália, em maio de 2024. Além disso, também possui confrontos contra Carlos Alcaraz e Casper Ruud.

Outrossim, o jovem participou de cinco edições do Australian Open, com uma vitória e três derrotas no total. O melhor resultado foi alcançar a segunda rodada em 2020, eliminado por Josh Isner. Em Roland Garros, entrou em quadra em 2021, 2023 e 2024, sem triunfos.

No Wimbledon, estreou em 2021, mas não passou das qualificatórias. Participou também de 2022 e 2023, sem avançar da segunda rodada. Por fim, no US Open, contabiliza participações em 2021, 2022 e 2023, sem sucesso.

Segundo as estatísticas da Federação Internacional de Tênis, o chileno domina o saibro, com 212 vitórias e 131 derrotas. Também possui desempenho exemplar no piso duro após vencer 130 duelos e perder 86. Na grama, Alejandro soma 12 triunfos e 10 derrotas.

Alejandro conquistou duas taças no simples: o aberto de Mallorca e Auckland em 2024. Em duplas masculinas, ganhou o ATP de Viña del Mar ao lado do compatriota Marcelo Tomas Barrios Vera.

Dados de Alejandro Tabilo:

  • 19º lugar no ranking ATP – 1.904 pontos;
  • 355 vitórias;
  • 228 derrotas;
  • Três títulos;
  • Premiação total em competições: US$ 2.407.887;
  • Posição mais alta no ranking: 19º;
  • Melhor resultado do Australian Open: segunda rodada;
  • Melhor campanha de Roland Garros: primeira rodada;
  • Melhor campanha de Wimbledon: segunda rodada;
  • Melhor resultado no US Open: segunda rodada.