Início » Tênis » Alcaraz derrota Djokovic e é campeão de Wimbledon 2024

Alcaraz derrota Djokovic e é campeão de Wimbledon 2024

Publicado em:

Última atualização:

Neste último domingo (14), tivemos a decisão masculina de Wimbledon. O espanhol Carlos Alcaraz venceu o sérvio Novak Djokovic para levantar seu segundo título na grama sagrada. Essa foi a segunda final seguida dos dois no torneio, o sexto confronto Alcaraz x Djokovic que existiu na história do Tour e, certamente, um dos duelos mais desequilibrados entre ambos. Mas afinal, como foi esse jogo? Quais as estatísticas que o duelo mostrou?

Leia o texto a seguir para entender melhor como foi a final e os motivos que levaram Carlos a conquistar o troféu em cima de Nole. Além disso, confira quais alguns dos recordes que estavam em jogo na partida.

Para definir a partida em sua maior parte, o termo monólogo expressa bem os seus acontecimentos.

Até o segundo set, a partida era dominada pelo espanhol em sua totalidade, e isso ficou bem claro com as estatísticas. Seja no primeiro saque, na linha de base, ou nos pontos na rede, o jovem jogador colocou o heptacampeão contra as cordas.

Muito desse cenário, aliás, o próprio Djoko gerou. Várias vezes ele tentou ser super agressivo e fugiu da sua característica principal, deliberadamente encurtando os pontos. Parecia que a lesão que quase o impediu de jogar o evento finalmente estava o incomodando.

Todavia, houve uma certa reação do atleta no terceiro set. Seu saque melhorou e o jogo de fundo de quadra voltou a aparecer. Infelizmente, para Nole e para o público, Alcaraz fechou as portas antes de qualquer reação e impediu que a partida passasse dali. Algo que mostrou o porquê é considerado um tenista diferente dos outros jovens.

As estatísticas do confronto

Alguns números do confronto demonstram a superioridade do espanhol no duelo, especialmente nos dois primeiros sets. Em todos a seguir, a sua porcentagem é bem superior:

  • Pontos de primeiro serviço: 84% Alcaraz x 66 % Djokovic
  • Pontos de segundo serviço: 51% Alcaraz x 40% Djokovic;
  • Pontos de retorno de primeiro serviço: 34% Alcaraz x 16% Djokovic;
  • Pontos de retorno de segundo serviço: 60% Alcaraz x 49% Djokovic.

Além disso, vale destacar que, no total, o número de pontos foi 109 a 87 para Carlos, uma diferença absurda para um jogo desse tamanho.

Os recordes quebrados em Alcaraz x Djokovic

Houveram algumas quebras de recordes durante a partida.

Carlos acabou por ser um dos únicos seis jogadores a vencer Wimbledon e Roland Garros no mesmo ano, além de ser o mais novo. Somado a esse ponto, se tornou, junto com Federer, o único na história a vencer suas quatro primeiras finais em Majors.

Quanto a Djoko, o recorde, no caso, é negativo. Embora tenha feito um bom torneio, essa é a primeira vez desde 2018 que não vence um dos três primeiros Grand Slams da temporada.

Por fim, é preciso também apontar que houve uma quebra de recorde do prêmio de Wimbledon. Ao todo, o vencedor de cada final de simples levou um valor de 2,7 milhões de libras para casa, algo que equivale a 19 milhões de reais e é o maior valor da história do evento.