Um dos principais nomes da França no tênis é Adrian Mannarino. Atual número 24 no ranking ATP, o francês de 36 anos disputa os quatro Grand Slam, além de contabilizar títulos e vitórias contra Daniil Medvedev e Casper Ruud.
Mas, afinal, quem é o extremamente talentoso tenista que vem se destacando cada vez mais? Conheça o esportista e os números da sua carreira.
Trajetória de Adrian Mannarino no tênis
O amor pelo esporte vem de berço. Nascido em Soisy-sous-Montmorency, uma pequena comuna francesa, Adrian começou a jogar tênis aos 5 anos com os irmãos e o pai, o treinador Florent.
Enquanto crescia, o francês admirava o também canhoto Marcelo Rios, ex-tenista profissional chileno, finalista do Australian Open em 1998 e medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo 2003.
Em sua estreia na modalidade em 2004, Adrian alcançou as quartas de final no torneio France F19. O primeiro troféu da carreira veio em 2006, no Spain F11 Futures, campeonato de jovens.
Enquanto isso, encarou um gigante do tênis pela primeira vez em 2011, contra Roger Federer, em Wimbledon, na segunda rodada. O suíço, claro, levou a melhor.
Após a vitória contra Ben Shelton na terceira rodada do Australian Open, em janeiro de 2024, o francês foi questionado pela emissora local ABC News sobre como ele mantém a boa forma.
“Eu comecei a beber tequila. Isso ajuda a não pensar demais. Você simplesmente continua. Às vezes você precisa limpar o seu cérebro, parar de pensar no passado e seguir em frente. Não olhe para trás”, confessou Adrian.
O tenista gosta de jogar em todas as superfícies, seja o saibro, a grama ou a quadra dura. A capacidade em acertar a bola no ar, antes que ela toque o chão do lado do atleta, é a sua melhor qualidade, na opinião do esportista.
Adrian é torcedor do PSG e os seus atores favoritos são Jean Dujardin, Jamel Debbouze e Thomas N’Gijol.
Dados e conquistas do tenista francês
Atual número 24 do mundo, Adrian Mannarino pode se considerar um dos tenistas mais experientes da atualidade. Joga sozinho e também em dupla, com 684 vitórias e 535 derrotas na carreira, além de 5 troféus em seu currículo.
Adrian nunca ganhou de Federer, Djokovic ou Rafael Nadal, mas já superou Casper Ruud, Stefanos Tsitsipas e Daniil Medvedev em diferentes ocasiões.
Seu melhor resultado no Australian Open é a quarta rodada em 2024, a quarta rodada em Wimbledon na edição 2018, a segunda rodada em Roland Garros em 2019 e, por fim, no US Open a terceira rodada em 2023, 2020, 2017, 2014 e 2013.
As estatísticas da Federação Internacional de Tênis mostram que Adrian se adapta melhor no piso duro e na grama, com taxa de vitória de 60%.
Na quadra dura, são 497 vitórias e 336 derrotas, enquanto, na grama, o tenista ganhou 94 e perdeu 63. No saibro, conquistou 77 triunfos e 125 fiascos.
Em outras opções, os números do francês são de 16 partidas ganhas e 11 perdidas, com taxa de vitória de 59%.
Adrian Mannarino venceu 5 torneios ao longo de sua carreira: Sofia Open, Astana, Newport, Winston-Salem Open e o Aberto de ‘s-Hertogenbosch (Libéma Open).
Carreira de Adrian Mannarino:
- 24º lugar no ranking ATP – 1,625 pontos
- 684 vitórias
- 535 derrotas
- 5 títulos
- Melhor posição no ranking: 17º em 29/01/2024