Até algum tempo atrás, Yago Dora não teve a oportunidade de vencer na elite de sua modalidade. Porém, isso mudou recentemente no ano de 2023. Ele conseguiu vencer a etapa de Saquarema do circuito mundial de surfe em 2023, mas não teve tanta sorte em 2024, perdendo para Ítalo Ferreira na grande final deste ano.
O surfista Yago Dora já é um dos maiores nomes da modalidade. Aos 28 anos, ele conta com diversas conquistas no surfe. Então, continue lendo para entender sua trajetória e quais são suas conquistas.
Quem é Yago Dora?
Yago nasceu em Curitiba em 1996 e começou a surfar tarde, em comparação a outros atletas, aos 11 anos de idade. Era natural que ele fosse interessado nesse esporte, pois seu pai era surfista profissional. Antes de entrar para esse mundo, Yago trabalhava em uma lanchonete de sua família.
Aos 15 ou 16 anos, não havia muitos sinais de que Dora se tornaria um surfista profissional. Porém, por volta dessa mesma idade, uma chave virou na mente do atleta. Yago Dora encontrou uma linha de surf e, a partir daí, sua evolução foi muito rápida.
Ele passou a ter mais segurança em suas manobras e começou a enfrentar tubos enormes. Então, foi para lugares como Havaí e Indonésia, conhecidos pelas suas ondas gigantes. Naquele momento, ele começou a criar sua própria técnica. Além disso, misturou tudo que tinha aprendido com seu pai, que se tornou seu treinador.
Seus vídeos começaram a se tornar populares entre quem pratica surfe ou quem acompanha o esporte. Logo depois, o nome de Yago Dora começou a aparecer mais nas redes. Atualmente, ele se encontra no sexto lugar do ranking do World Surf League de 2024.
Quais são as conquistas do surfista?
Apesar de ter um início tardio, Yago conta com algumas vitórias até o momento. Ele esteve presente em um evento do WSL Men’s Championship Tour na etapa de Saquarema do Oi Rio Pro. Foi em 2018 que ele se destacou mais e terminou na terceira colocação. Naquele ano, superou grandes nomes do surfe mundial como Gabriel Medina, Mick Fanning e John Florence.
Além disso, ele já levou os seguintes títulos em sua carreira desde que começou em 2012:
- Maitland and Port Stephens Toyota Pro, com média de 3.76 ondas;
- Azores Airlines Pro, em que Yago bateu a quantidade de 6.000 pontos e ficou com uma média de 3.95 ondas;
- Red Nose São Sebastião Pro Maresias, no qual o surfista bateu 3.000 pontos e atingiu uma média de 3.23 ondas;
- Vans US Open of Surfing, ficando em primeiro lugar, com 10.000 pontos;
- VIVO Rio Pro, quando o surfista teve o impressionante total de pontos de 10.000.
Apesar do sucesso em outros torneios, ele não teve muita sorte em 2024. Dora ocupava o posto de campeão da etapa de Saquarema desde o ano passado no WSL. Porém, Ítalo Ferreira bateu Yago na etapa e levantou o troféu em Saquarema. Infelizmente, para Yago Dora, agora resta esperar o próximo ano para tentar seu nome na primeira divisão novamente.