Taina Hinckel é filha do conhecido ex-surfista Carlos Kxot e é catarinense da Guarda do Embaú. Ela estreou em 2017, e já está presente nos Jogos de Paris 2024, representando o Brasil na categoria do surfe feminino. A seguir, veja qual foi a trajetória da jovem surfista até aqui e quais são suas conquistas.
Trajetória de Tainá Hinckel
Taina Hinckel ainda era pré-adolescente quando competiu pela primeira vez no Circuito Mundial da WSL. Em 2017, em Saquarema-RJ, a catarinense venceu a triagem do Rio Pro exatamente no dia do seu 14º aniversário.
Naquela ocasião, a garota com aparelho nos dentes concedeu sua primeira entrevista, falando sobre seus sonhos e perspectivas para a carreira. Tainá tinha a australiana Tyler Wright como sua maior referência no esporte. Além disso, uma de suas principais metas era a classificação olímpica. E, finalmente, em 2024, a surfista alcançou seu sonho.
Antes disso, ela já tinha sido considerada candidata a uma das vagas às Olimpíadas de Tóquio. No entanto, a surfista não conseguiu alcançar seu sonho no ano de 2021. Após três anos de treinamento, a atleta de apenas 21 anos se tornou uma das representantes do Brasil.
Ela conseguiu esse feito após a sua ida ao round 5 do ISA Games. Durante os Jogos, ela terá como parceira a surfista Tatiana Weston-Webb, que garantiu sua vaga para os jogos através do ranking da WSL. Além disso, vale notar que, junto dela e Tatiana, Filipe Toledo e João Chianca vão representar nosso país no surfe.
Principais conquistas da surfista brasileira
Tainá Hinckel já obteve diversos títulos, apesar de sua idade. Ela começou desde cedo a surfar com o pai e, em 2024, já disputou o ISA Games. A brasileira conseguiu a vaga no ISA com uma vitória no Dream Tour, o Circuito Brasileiro de Surfe. Ademais, a surfista conquistou a taça de melhor surfista da temporada.
Antes de entrar nas categorias profissionais, ela também foi campeã júnior. Seu próprio pai a treinou quando ela foi campeã sul-americana Pro Junior em 2016. Por conta do seu desempenho na categoria de base, ela recebeu o convite para o Rio Pro de 2017.
Além de 2017, ela também esteve no Circuito Mundial da WSL 2019, tendo alcançado apenas o nono lugar. Ela planeja disputar a World Tour em 2025, mas, para isso, a brasileira precisará se classificar via Challenger. Além disso, ela participa do WQS e é a líder do ranking.
Antes de ser surfista, a catarinense também praticava judô. Ela foi Tricampeã dos campeonatos de judô regionais.
Quem foi o pai de Taina Hinckel?
Quando falamos da surfista, não podemos deixar de mencionar Carlos Kxot. Ele foi um dos vencedores da Master Cup em 2010, também em Saquarema, no RJ. Carlos foi o treinador de sua filha enquanto ela esteve nas categorias de base.
Quem foram os surfistas classificados para Paris 2024?
Além de Taina Hinckel, outros nomes também vão representar nossa nação nos Jogos:
- Filipe Toledo
- Gabriel Medina
- João Chianca
- Tatiana Weston-Webb
- Luana Silva