Início » Surfe » Descubra os títulos e conquistas de Ítalo Ferreira

Descubra os títulos e conquistas de Ítalo Ferreira

Publicado em:

Última atualização:

O surfe tem feito bastante sucesso e, atualmente, é um dos esportes mais populares em todo o Brasil. Os grandes responsáveis por isso são os membros da Brazilian Storm, geração de maior sucesso da modalidade em todo país. Alguns desses membros incluem Filipe Toledo, Miguel Pupo, Gabriel Medina, Adriano de Souza e o próprio Ítalo Ferreira. Dentre as figuras em questão, Ítalo é um dos que tem uma das carreiras mais interessantes e mais vitoriosas.

O início de Ítalo Ferreira

Ítalo Ferreira nasceu em 1994 no município de Baía Formosa, localizado no Rio Grande do Norte.

Desde garoto teve interesse no esporte, ainda mais que morava em uma região litorânea. Todavia, mal tinha uma prancha para poder surfar e ele tinha que pedir sempre uma emprestada aos primos, que naquela época o ajudavam.

Tudo mudou na vida de Ítalo quando ele completou 12 anos. Na época, foi descoberto pelo diretor de marketing esportivo Luiz “Pinga”. O diretor, aliás, ajudou bastante no desenvolvimento de outros membros da Brazilian Storm, como Adriano de Souza, e também foi de Filipe Toledo durante um período.

Na época, Pinga o ajudou a competir em torneios internacionais e, em 2011, Ítalo Ferreira já fazia sucesso no Mundial de Juniores, quando levantou duas etapas e foi vice-campeão no geral.

Circuito profissional

Depois de fazer sucesso na “base” do surfe, Ítalo passou a integrar o Circuito Profissional a partir de 2015. E logo em sua primeira temporada já teve bons resultados, conquistando pódio em duas etapas e terminando em sétimo na classificação geral.

A partir disso, a carreira do surfista iria avançar cada vez mais e viria a sua primeira vitória na WSL: Bells Beach em 2018, na Austrália. Nesse mesmo ano iria conquistar ainda Portugal e Indonésia, chegando a assumir provisoriamente a liderança do ranking mundial. No entanto, o campeonato daquele ano iria parar nas mãos de Gabriel Medina.

Isso não se repetiria em 2019, já que Ítalo Ferreira venceria outras três etapas e não deixaria escapar o título dessa vez. Foi o primeiro e único troféu que conquistou até agora, além de ser o quarto que o Brasil venceria em seis anos. Ele seria a máxima recompensa de todos os anos na WSL e consagraria o surfista como um dos mais talentosos da Brazilian Storm.

Ao todo, em quase dez anos no circuito profissional, Ítalo já conquistou o título de nove etapas. Ele enfrentou temporadas difíceis em 2022 e 2023, quando não ficou em primeiro lugar em nenhuma. No entanto, em 2024 voltou a grande fase e ganhou até mesmo o inédito título da Etapa de Saquarema.

Ítalo Ferreira nas Olimpíadas

Mas será que a WSL em 2019 foi a conquista mais importante de Ítalo Ferreira? Afinal, existe outro prêmio que foi extremamente importante: a medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio. Nos Jogos, Ítalo enfrentou o japonês  Kanoa Igarashi na final, que havia vencido Gabriel Medina nas semis, e levou a melhor na bateria contra o surfista da casa.

Infelizmente, Ítalo não irá para Paris em 2024, já que ele não obteve os resultados necessários. Todavia, certamente a sua conquista em 2021 já deixou seu nome na história.