Início » Surfe » Veja como vem sendo a carreira de Filipe Toledo

Veja como vem sendo a carreira de Filipe Toledo

Publicado em:

Última atualização:

O Brasil atualmente é um dos principais países no surfe. A chamada ” Brazilian Storm” vêm dominando a modalidade nos últimos anos, e vários brasileiros acabaram se sagrando campeões. Um dos surfistas de destaque recente é Filipe Toledo. Apelidado de Filipinho, o atleta é uma constante entre os melhores do mundo e já tem uma trajetória bem grande no esporte.

Leia o texto a seguir para saber mais sobre o atleta e veja algumas das suas colocações na WSL (World Surf League) desde que entrou. Além disso, descubra o motivo de ter pausado sua carreira no início do ano.

Início de Filipe Toledo

Filipe Toledo nasceu em Ubatuba no dia 16 de abril de 1995. Filho de Mari Toledo e Ricardo Toledo, o atleta foi influenciado por seu pai a seguir carreira no esporte. Ricardo, por sua vez, já foi tricampeão brasileiro de surfe em 1985, 1991 e 1995. Os últimos dois títulos, aliás, já eram pela Abrasp (Associação Brasileira de Surfe Profissional).

Desde cedo, Filipe mostrava que tinha muito talento. Aos 16 anos, já iniciou no esporte conquistando a categoria sub-16 do ISA World Junior, no Peru, em 2011. Além disso, levantou o Pro Junior US Open no mesmo ano meses depois.

Sua chegada à WSL ocorreu em 2013, quando, na classificação geral, acabou ficando na décima-quinta colocação. Nas provas, Filipe Toledo ainda conseguiu ser quinto lugar na segunda etapa em Bells Beach (Austrália) e na terceira etapa no Rio de Janeiro. Todavia, a melhor prova do ano para o brasileiro foi a oitava em Soorts-Hossegor (França), onde conseguiu um heróico terceiro lugar.

Primeira vitória

A primeira vitória de Filipinho viria de maneira bem rápida. Dois anos após estrear no circuito, em 2015, saiu da prova de Gold Coast (Austrália) com a primeira colocação após derrotar o australiano Julian Wilson na final. Essa vitória foi importante para provar que o atleta estava no páreo e era um dos melhores de sua geração.

Por sinal, 2015 foi o ano em que o surfista teve uma evolução tremenda. Na classificação geral, Filipe Toledo iria terminar na quarta colocação e, ainda por cima, venceria as etapas do Rio de Janeiro e de Portugal.

Os Títulos Mundiais de Filipe Toledo

Por mais que Filipe Toledo tenha tido um começo fulminante na WSL, demoraria algum tempo para que conseguisse dar o próximo passo e vencer o torneio. Durante esse ínterim, viu Gabriel Medina, Ítalo Ferreira e Adriano de Souza dominarem o campeonato. Ou seja, da geração da “Brazilian Storm”, era um dos únicos que não havia conquistado o título.

Isso tudo mudou em 2022. Após vencer as etapas da Austrália, Brasil e Estados Unidos, somou 54.490 pontos e finalmente conquistou o troféu. Ainda por cima, faria um repeteco em 2023, com uma pontuação ainda maior, 58.300 pontos, e 4 vitórias: Havaí, El Salvador, África do Sul e Estados Unidos.

Pausa e Saúde Mental

Depois que conquistou um “back-to-back”, a expectativa era que Filipe Toledo pudesse lutar pelo tricampeonato consecutivo na última temporada, mas alegou no início desse ano que precisava dar uma pausa na carreira para cuidar de sua saúde mental. Ademais, ele estava se preparando para as Olimpíadas que ocorreram em julho de 2024.

Felizmente, agora Filipinho se diz recuperado e podemos esperar a sua volta para a WSL em 2025.