Início » Surfe » Descubra quem é Carissa Moore

Descubra quem é Carissa Moore

Publicado em:

Última atualização:

Atualmente no mundo do surfe temos cada vez mais atletas que despontam na modalidade. Uma nova geração que é inspirada por ídolos no passado, como Kelly Slatter, e, no caso do feminino, atletas como Carissa Moore. Mas, afinal, você sabe quem é a surfista e a sua importância dentro do esporte? A havaiana recentemente se aposentou do Circuito Mundial e saiu como uma das maiores campeãs do evento. Logo, vale a pena conhecer um pouco mais dela.

Dito isso, leia o texto a seguir para entender um pouco da biografia de Carissa e as suas conquistas. Ademais, confira o motivo de ela ter se aposentado das competições de surfe.

Biografia de Carissa Moore

Carissa Kainani Moore nasceu em Honolulu, cidade no Havaí, em 1992.

Ela começou no surfe com apenas cinco anos de idade, quando gostava de pegar ondas do mar na praia de Wakiki, famosa na região. A partir disso, já com 12, decidiu que era hora de tentar se aventurar no esporte de maneira mais brusca. Em eventos nos Estados Unidos, conseguiu abocanhar títulos amadores e regionais. Com isso, consequentemente, se tornou uma das grandes promessas do surfe feminino.

A estreia de Carissa Moore no profissional iria acontecer quando ainda era menor de idade. Isso, aliás, era um prelúdio para toda a sua carreira, já que as grandes conquistas viriam de maneira muito rápida.

Vale ainda ressaltar que, durante a juventude, a atleta teve que lidar com o divórcio dos pais, o que mostra sua resistência mental.

Carissa no Circuito Mundial

A havaiana, logo em sua primeira temporada, terminou na terceira colocação do Circuito Mundial. Ela ficou atrás apenas das australianas Sally Fitzgibbons e Stephanie Gilmore. Ademais, ganhou duas etapas: Portugal e Nova Zelândia.

Em 2011, todavia, Carissa Moore não abriria espaço para as concorrentes. Após duas vitórias na Austrália e uma no Brasil, marcou 55 mil pontos no ranking e se tornou a mais jovem campeã de surfe em toda a história. Nenhum homem ou mulher havia alcançado o título de maneira mais veloz do que ela.

E o cenário não parou por aí, já que a atleta iria permanecer competitiva durante vários anos. Ela ainda venceria novamente em 2013, 2015, 2019 e 2021. Isso colocaria Carissa Moore como a terceira maior vencedora de campeonatos da WSL (World Surf League), com cinco vitórias. As únicas outras mulheres que possuem mais vitórias são Stephanie Gilmore e Layne Beachley, ambas da Austrália.

Jogos Olímpicos e aposentadoria

Em 2021, nas Olimpíadas de Tóquio, a surfista ainda acresentaria uma medalha de ouro no seu currículo. A havaiana, que nos Jogos representou os Estados Unidos, venceu a sul-africana Bianca Buitendag na final.

Moore ainda prentende ir a Paris 2024 para defender sua conquista, todavia, em circunstâncias diferentes. Isso porque Carissa declarou que iria se aposentar do mundo do esporte aos 31 anos de idade. Ela, inclusive, disputou seu último torneio no Circuito na etapa do Taiti.

Segundo a atleta, o grande motivo que lhe fez parar foi a falta de motivação em continuar atuando. Sendo assim, para os fãs da modalidade, resta torcer para que ela tenha um ótimo torneio olímpico e feche a carreira com chave de ouro.