Início » Skate » Quem é Gui Khury, a nova estrela do skate brasileiro?

Quem é Gui Khury, a nova estrela do skate brasileiro?

Publicado em:

Última atualização:

Com os Jogos Olímpicos 2024 a todo vapor, é muito comum que surjam diversas dúvidas sobre as possibilidades do Brasil na competição. Nesse sentido, apresentamos Gui Khury, a nova sensação do skate brasileiro e que fez sucesso na categoria vertical no X Games, principal torneio da modalidade.

Contudo, ele não representa o Brasil na Olimpíada de Paris. Venha com a gente e conheça mais sobre o atleta, que com certeza tem uma grande carreira pela frente.

X Games

Em 2023, Gui Khury participou do X Games, em que mostrou quem é. O brasileiro de apenas 14 anos levou a melhor na categoria vertical, isto é, “melhor manobra no vert”, e garantiu um ouro.

Falando sobre a ação, em si, o pequeno skatista deixou os comentaristas boquiabertos com uma rotação impressionante. Como resultado, Gui levou para casa sua oitava medalha na competição, sendo a segunda de ouro.

Confira abaixo:

Quem é Gui Khury?

Para saber quem é Gui Khury, é preciso voltar alguns anos. Nascido em 18 de dezembro de 2008, Guilherme Khury é um skatista natural de Curitiba, Paraná.

Em 2011, ainda criança, o brasileiro mudou-se para os Estados Unidos com a família, onde deu seus primeiros passos no skate. De volta ao Brasil, em 2015, seu pai construiu uma rampa nos fundos da casa de sua mãe, e avó de Gui, para que o atleta continuasse seus treinos e se aperfeiçoasse na modalidade.

Em 2017, Gui Khury sofreu uma fratura no crânio após cair de uma janela de segundo andar. No entanto, no mesmo ano ele já havia voltado a praticar skate. Inclusive, o atleta se estabeleceu como o mais jovem a concluir um giro aéreo em 900 graus. Anteriormente, a manobra ganhou sucesso com a conclusão de Tony Hawk, lendário skatista.

Logo que iniciou no esporte, Gui Khury mostrou quem ele é e o que veio fazer no mundo do skate. Desde 2021, o garoto acumula medalhas de várias competições e etapas.

Por exemplo, em 2021, foi campeão na categoria “vert best trick” no X Games (Vista – EUA). Já em 2022, ele tentou a categoria “skate vertical” e conseguiu uma bela de bronze, além de uma prata em “vert best trick“.

Depois, Gui Khury participou da Skate Total Urbe (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) e ganhou uma medalha de bronze em “park masculino”.

Posteriormente, venceria ainda duas medalhas de prata em “skate vertical” e “vert best trick” no X Games (Los Angeles – EUA). O garoto finalizou o ano na Vert Battle vencendo o ouro na categoria “skate vertical”.

GUInness Book

Além das medalhas, Gui Khury também figura no Guinness Book, o livro de recordes mundiais. Além de ser o atleta mais jovem a ganhar um ouro no X Games na categoria vertical, Gui é o jogador mais jovem a participar da competição e o primeiro skatista a concluir a manobra de 1080 graus durante uma competição.

Gui Khury, com seu talento e determinação, tem redefinido o skate aos olhos do mundo. Sua capacidade de superar adversidades e conquistar marcos históricos exemplifica sua paixão pelo esporte.

Desde suas primeiras manobras até os títulos em competições internacionais, Gui continua a inspirar uma nova geração de skatistas.

Seu nome no Guinness Book e suas medalhas em competições renomadas atestam seu impacto no skateboarding. Com apenas uma década e meia de vida, o jovem skatista de Curitiba mostra que o futuro do esporte está em boas mãos.