Início » Skate » Saiba quais são as principais manobras do Skate

Saiba quais são as principais manobras do Skate

Publicado em:

Última atualização:

Quando falamos sobre skate, a primeira coisa que vem à mente são manobras radicais. Assistimos Leticia Bufoni, Kelvin Hoefler e Rayssa Leal se jogando na pista em busca da execução perfeita, e ficamos curiosos sobre como são feitas e os nomes das principais manobras do skate. Então, preparamos uma lista para você ficar por dentro.

Conheça as principais manobras do skate

Não é fácil ser skatista. São anos de prática para se aperfeiçoar e, finalmente, fazer a manobra perfeita. O skate surgiu nos Estados Unidos, na década de 1920. No Brasil, os primeiros indícios surgiram nos anos 60, no Rio de Janeiro, com a influência da cultura do surfe.

Mas quais são as principais manobras do skate? Como fazê-las? Pegue o equipamento de segurança e prepare-se para deslizar no queridinho da vez para os brasileiros:

Ollie

É a manobra mais básica. O primeiro passo é dobrar a perna, bater o pé no tail (a parte de trás do skate), arrastar o pé e saltar para frente. Precisa manter o pé dianteiro colado no shape.

A dica para iniciantes que querem fazer uma das principais manobras do skate é treinar com o pé colado no tail, bater e pular, mas sem arrastar. Dessa maneira, é possível aprender e assim ver como funciona a manobra lentalmente.

Flip

Esta é, talvez, a manobra mais popular do skate. Para executar o flip, é preciso saber o ollie. O skatista pisa no tail, arrasta o pé e chuta a parte da frente do skate. Isso vai fazer o skate girar em torno do próprio eixo.

Shove It – principais manobras do skate

Este é o movimento que faz o skate girar 180°. Se apoie no skate e mantenha o pé de trás no tail. Flexione os joelhos, bata o tail no chão, pule para frente e volte com os pés no mesmo lugar.

Nollie

A manobra Nollie é diferente da Ollie. Aqui, o skatista coloca a ponta do pé no meio do nose (parte frontal do skate), bate no nose e desliza o pé para o tail. É basicamente o inverso do ollie.

Kickflip

O kickflip leva tempo para aprender. Coloque força no pé de trás ao pressionar o tail, e o outro no meio do skate. Deslize o pé e empurre o nose para dentro, dando, assim, o salto.

Grab – principais manobras do skate

É a manobra em que o skatista pega o skate na mão. É só segurar o tail (parte frontal do skate) enquanto anda ou salta ao mesmo tempo.

História do skate em Jogos Olímpicos

O skate foi inserido no cenário olímpico em 2020, nas Olimpíadas de Tóquio, no Japão, dividido em duas categorias: o Street e o Park. Rayssa Leal e Kelvin Hoefler ganharam a medalha de prata no street, enquanto Pedro Barros ficou em segundo lugar no park.

O street utiliza-se de elementos da rua, isto é, escadas, rampas, corrimões e bancos. Rayssa Leal ganhou a prata no feminino, enquanto Kelvin Hoefler superou os adversários e ficou com o segundo lugar no masculino. Já o park nada mais é do que a junção do street com o bowl, onde os atletas utilizam a pista, mas com elementos da rua, onde os dois se conectam. Pedro Barros ficou com a prata no park.

A Confederação Brasileira de Skate é responsável pelo esporte no Brasil. Regras, realizações de campeonatos e credenciamentos de atletas são de responsabilidade da entidade.

O skate está confirmado para as Olimpíadas de Paris 2024 e Los Angeles 2028.