O skate tem ganhado cada vez mais adeptos desde que estreou como modalidade olímpica nos Jogos de Tóquio, em 2021. O Brasil ganhou três medalhas, além de colocar em evidência grandes talentos como Pâmela Rosa.
Com extrema facilidade em realizar manobras radicais, a paulista de 25 anos coleciona duas participações em Olimpíadas e dois títulos mundiais. Então, conheça a carreira de Pâmela Rosa no skate e quais são as conquistas da atleta.
Carreira de Pâmela Rosa no skate
Apaixonada por futebol, Pâmela sempre sonhou em ser jogadora de futebol. O destino, entretanto, reservou algo bem diferente para a garota: o skate.
Hoje, a atleta nascida em São José dos Campos, no estado de São Paulo, concorda que fez a escolha certa. Não apenas as taças, mas também o desempenho nas pistas a colocam entre as melhores do mundo.
A ligação com o skate começou cedo. Pâmela contou, em entrevista ao podcast 100%SKATEmag, que se interessou pelo esporte aos 8 anos, quando um amigo da sua mãe levou o skate para a sua casa. Ela, claro, subiu para experimentar.
Foi amor à primeira vista. Uma curiosidade é que a paulista já foi judoca, mas deixou de praticar para seguir com o esporte radical.
Pâmela foi ganhando experiência e, aos poucos, passou a competir em torneios regionais e nacionais. A atuação exemplar em cima do skate a levou ao cenário internacional, onde ganhou medalhas e troféus importantes.
A jovem, inclusive, foi uma das responsáveis pela inclusão da categoria feminina no Paulista. Hoje, Pâmela fala com orgulho da conquista que influenciou não apenas a sua carreira, mas também a de outras meninas.
A atleta compete na categoria Street, isto é, a pista com corrimões e escadas para simular a rua. O skatista tem que realizar manobras em cada um dos elementos sem cair. Quanto maior o grau de dificuldade, consequentemente maior será a nota.
Entre as principais conquistas da carreira de Pâmela Rosa no skate, estão o Mundial de 2019, o Supercrown da SLS em 2021 e a medalha de prata no Pan de Santiago, no Chile.
Outra paixão da garota é o futebol. Ela, inclusive, contou, no podcast Passa Bola, no YouTube, que foi chamada para jogar em um clube profissional durante a sua adolescência. A jovem, entretanto, preferiu seguir o coração e ficar com o skate. Aliás, em julho de 2022, se tornou embaixadora oficial da equipe tricolor.
Participações em Jogos Olímpicos
O currículo de Pâmela tem duas participações em Olimpíadas: Tóquio e Paris. Entretanto, a atleta não brigou por medalhas na categoria Skate Street em nenhuma das competições.
Em Tóquio, a brasileira obteve a pontuação total de 10.06, conquistando o 10º lugar nas qualificatórias, sem avançar para a final da modalidade. Rayssa Leal, entretanto, ficou com a medalha de prata no Skate Street para o Brasil.
Enquanto isso, em Paris, a atleta competiu as eliminatórias lesionada, ficando fora da decisão por medalhas mais uma vez, apesar das boas manobras. Diferentemente de Tóquio, Pâmela não estava entre as favoritas em 2024. Rayssa, mais uma vez, representou o Brasil e levou a medalha, desta vez no bronze.