O skate entrou oficialmente para o programa olímpico em Tóquio 2020. Com uma estreia brilhante nas pistas, o Brasil conquistou três medalhas de prata e, rapidamente, caiu nas graças dos brasileiros. O evento revelou grandes talentos ao mundo, como Isadora Pacheco.
Aos 19 anos, a campeã do Skate Park no STU vai para a sua segunda participação em Olimpíadas.
Trajetória de Isadora Pacheco
De Florianópolis para o mundo. Apesar da pouca idade, Isadora Pacheco, de fato, coleciona grandes momentos em sua trajetória no esporte. O skate, inclusive, proporcionou à jovem a oportunidade de conhecer vários países, como os Estados Unidos, China, Japão, Suécia e Dinamarca.
Isa tinha 5 anos quando teve contato pela primeira vez com o skate. Ela contou em entrevista à Record News, de Santa Catarina, que, durante passeio no shopping com os pais para escolher o seu presente no Dia das Crianças, ela apontou para a prancha com rodinhas na prateleira, abraçou a embalagem, e não largou mais.
A partir daí, a garota passou a praticar todos os dias. A primeira competição da carreira foi aos 6 anos, mas aos 10 ela viajou para a Califórnia para participar do Mundial. Naquele momento, Isadora teve a certeza de que faria do esporte a sua profissão e, assim, se tornaria uma skatista de sucesso.
Passou a disputar competições nacionais e internacionais. Em entrevista ao canal OFF, a atleta revelou que teve acompanhamento psicológico para controlar a ansiedade antes de participar da sua primeira Olimpíada. Isadora viajou para a Califórnia, nos Estados Unidos, para treinar com o grupo brasileiro antes de brilhar em Tóquio 2020.
Nas horas vagas, a jovem gosta de surfar, andar de bicicleta, jogar futebol, passar tempo com os amigos e assistir a séries e filmes.
Conquistas da skatista
Entre as principais conquistas de Isadora Pacheco no skate, estão a medalha de ouro nas etapas de São Paulo e Recife da STU, em 2023, além do vice-campeonato na STU de Porto Alegre em 2024.
A catarinense terminou o ano de 2023 como campeã do STU Nacional. Em Recife, Isa superou a amiga Dora Varella nas finais do Park, com a nota 67.67, para assumir o lugar mais alto do pódio.
Em 2018, alcançou as finais do Mundial da China, garantindo a 8ª posição. Ela também venceu o Oi Stu, em Florianópolis.
Isadora Pacheco em Olimpíadas
Inegavelmente, participar de uma Olimpíada é o sonho de qualquer atleta. Com apenas 16 anos, Isadora fez do desejo uma realidade ao se classificar para a competição de skate park em Tóquio 2020.
Apesar da pandemia de covid-19, o Comité Olímpico Internacional (COI) e as autoridades locais cumpriram todas as exigências e realizaram o evento de forma exemplar.
Primeiramente, no masculino, Pedro Barros conquistou a prata. Entretanto, as brasileiras não foram protagonistas na briga por medalhas no Park.
Com a nota 37.08, Isadora não avançou para as finais, enquanto Dora Varella terminou em 7º e Yndiara em 8º lugar na classificação geral. No pódio, dobradinha das japonesas Sakura Yosozumi e Cocona Hiraki, com ouro e prata respectivamente, e bronze para a inglesa Sky Brown.
Isadora está de malas prontas para Paris 2024. A skatista está mais madura e, consequentemente, possui mais bagagem e experiência em sua carreira profissional.
Ela competirá no Skate Park ao lado de Dora Varella, Raicca Ventura, Augusto Akio, Luigi Cini e Pedro Barros no Time Brasil.