Um dos nomes que representou o Brasil no skate nos Jogos de 2024 foi Dora Varella, uma jovem que já conseguiu muitas conquistas nesse esporte. A seguir, veja qual foi a trajetória dessa skatista que é tricampeã mundial amadora do Girls Vans Combi Pool Classic. Além disso, saiba quais foram suas principais vitórias.
Como Dora Varella começou no skate?
Dora Varella começou a andar de skate aos 10 anos e nunca mais parou. Ela sempre se dedica intensamente aos treinos, preparação física e competições, atuando em diversas modalidades como park, street, half pipe (vertical), mega park e mega rampa. Além disso, participa com frequência de ações com patrocinadores, demonstrações de skate e trabalhos publicitários.
Varella também é bicampeã brasileira de Skate Park STU pela Confederação Brasileira de Skate (2020 e 2021). No primeiro semestre de 2022, ela foi a primeira brasileira a participar de dois mega parks. Dora esteve presente no Sloan Yard, do skatista americano Eliot Sloan, e Green Box, do amigo Gui Kury em Curitiba. Além disso, em julho, realizou o sonho de dropar a mega rampa do Bob Burniquist na Califórnia.
No mês de janeiro de 2019, aos 17 anos, tornou-se skatista profissional pela Confederação Brasileira de Skate (CBSK). Em junho do mesmo ano, alcançou o status de profissional nos EUA com o lançamento de seu Pro Model de shape pela marca Hosoi Skateboards, do lendário skatista Christian Hosoi.
Além disso, Dora Varella é tricampeã mundial amadora do Girls Vans Combi Pool Classic – EUA (2016, 2017 e 2018). Também é bicampeã pan-americana open no Vans Park Series Women’s Continental Championships – EUA (2017 e 2018). Ademais, Dora Varella é integrante da Seleção Brasileira de Skate, CBSK, de 2018 a 2022.
Quais são as principais conquistas de Dora Varella no skate?
Com apenas 22 anos, Dora representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2024. Em sua carreira, ela já teve grandes feitos. Veja as principais conquistas e títulos da skatista:
2021
- Prêmio Fair Play das Olimpíadas de Tóquio 2020.
2020
- Campeã da primeira etapa do Oi STU Qualifying Series em Florianópolis-SC.
2019
- Vice-campeã no Oi STU Qualifying Series em Florianópolis-SC.
- Vice-campeã brasileira de Park no Circuito Brasileiro Oi STU.
- 6ª colocação no Mundial de Skate Park no Rio de Janeiro.
- Bronze no STU Final no Rio de Janeiro.
2018
- 2ª colocação no Oi Park Jam em Itajaí-SC.
- Tricampeã do Vans Girls Combi Pool Classic (2016, 2017 e 2018).
- Bicampeã Pan-Americana no Vans Park Series Women’s Continental Championships em Huntington Beach, EUA.
2017
- Campeã do Vans Girls Combi Pool Classic.
- Campeã do Vans Park Series National Championships em Serra Negra-SP.
- Finalista nos X Games em Boise, Idaho.
2016
- Campeã do Vans Girls Combi Pool Classic.
- Campeã Brasileira de Banks.
- 5ª colocada no Circuito Brasileiro de Bowl.
- 4ª colocada no Circuito Brasileiro de Vertical.
2015
- Campeã Brasileira de Bowl.
2014
- 4ª colocação no Circuito Brasileiro Feminino de Bowl.
- 2ª colocação no Circuito Brasileiro Feminino de Vertical.
2013
- Pódio em diversas etapas do Circuito Futuro da Nação em São Paulo.
A participação nos Jogos de 2024
O skate park feminino contou com a participação de 22 atletas. Na primeira fase, elas foram divididas em quatro baterias. Dora Varella esteve na de número 4. Ela conseguiu uma nota 82.29, que fez com que ela avançasse para a grande final.
Na decisão, a brasileira conseguiu ter três boas voltas. A melhor foi a última, na qual conseguiu uma nota 89.14. No entanto, a terceira colocada foi Sky Brown, que fez 92.31 e ficou com o bronze.