Como uma das principais nadadoras do mundo e ganhadora de seis medalhas nos Jogos de Paris, Yufei Zhang tem enfrentado polêmicas nos últimos dias. A esportista afirmou que testaram todos os membros da equipe da China de 20 a 30 vezes nos últimos dois meses em preparação para as Olimpíadas de 2024, com uma média de três a quatro testes por semana.
Para corroborar com sua declaração, segundo a World Aquatics, a taxa de análise de uso de substâncias ilícitas para os membros da delegação chinesa desde o início do ano foi quatro vezes maior do que os australianos, segundo maior na lista, e uma média de seis vezes maior do que os norte-americanos.
O caso veio após uma das 23 atletas testar positivo para uma substância proibida antes das últimas Olimpíadas. Dessa forma, ela e suas companheiras de equipe também foram acusadas de doping nas redes sociais e por mídias comunicativas. Até o momento, todos os testes realizados deram aval para Yufei Zhang disputar os Jogos de Paris. Veja as medalhas conquistadas pela nadadora até aqui no evento:
- Revezamento 4×100m medley – misto – Prata
- 100 metros borboleta – feminino – Bronze
- 200 metros borboleta – feminino – Bronze
- 50 metros livre – feminino – Bronze
- Revezamento 4×100 livre – feminino – Bronze
- Revezamento 4×100m medley – misto – Bronze
Quer saber mais sobre Yufei Zhang e sua carreira profissional nas águas? Acompanhe a leitura do texto para ver mais sobre a trajetória da nadadora de mais destaque da China.
A carreira de Yufei Zhang
Sendo a principal aposta da Ásia na natação dos últimos tempos, Yufei Zhang já estava entre as cotadas a aparecer no pódio nas competições em que estaria presente. A atleta, que já foi campeã olímpica dos 200m borboleta em Tóquio-2020, tem tido muito destaque desde que começou a competir profissionalmente.
Em sua preparação para os Jogos de Paris, a atleta fez desempenho fenomenais. No Mundial de Fukuoka, ela chegou a conquistar cinco medalhas, sendo duas de ouro, uma prata e dois bronzes. Logo na sequência do torneio, ela ainda foi para Chengdu, onde foi a maior medalhista dos Jogos Mundiais Universitários com nove medalhas de ouro.
Vale destacar também que ela chegou a bater recordes e conquistar seis medalhas de ouro nos Jogos da Ásia em seu ciclo olímpico para o torneio da França. Ela conseguiu receber o prêmio de MVP, recebendo $25 mil do torneio ao lado de Haiyang Qin. Ela ainda empatou com a japonesa Rikako Ikee em conquistas numa só edição do campeonato na edição de 2023 do evento.
Nadando desde os seis anos de idade, a esportista fez sua estreia internacional como membro da delegação chinesa nas Olimpíadas de Verão da Juventude de 2014 em Nanquim. Na edição daquele ano, ela conquistou um total de cinco medalhas, sendo três de ouro e duas de prata.
Entre suas estatísticas gerais, Yufei Zhang já quebrou o recorde olímpico e mundial nos 200m borboleta feminino e no revezamento 4×200m livre feminino. Nas duas vezes que conseguiu o feito ela ganhou as medalhas de ouro nos eventos em que estava atuando