Início » Outros Esportes » Vôlei de Praia: História, evolução e curiosidades

Vôlei de Praia: História, evolução e curiosidades

Publicado em:

Última atualização:

O Vôlei de Praia é um esporte recente. Como uma adaptação do esporte de quadra na areia, ele surgiu no início do século XX, mas só se tornou uma prática organizada nos anos 1970.

Conheça a história da modalidade!

Origem do vôlei de praia

Primeiramente, William G. Morgan criou o vôlei no final do século XIX, nos Estados Unidos, mesclando elementos de diversos outros esportes.

Acredita-se que os pioneiros do vôlei de praia foram os havaianos. Os primeiros registros da modalidade foram na praia de Waikiki, na ilha que pertence aos Estados Unidos. Posteriormente, a prática se tornou comum em praias da Califórnia a partir dos anos 1920 e 1930. No entanto, o esporte ainda não tinha necessariamente o formato que conhecemos hoje, sendo disputado de maneira mais parecida ao voleibol convencional.

Anos mais tarde, o vôlei de praia começou a ser disputado em duplas, com os primeiros campeonatos sendo organizados no final da década de 1940, também nos Estados Unidos

Com a popularização do vôlei de quadra, o esporte na areia também foi se espalhando ao redor do mundo. Nos anos 1960, a prática já era documentada em diversos outros países, como no próprio Brasil. O movimento se intensificou em 1964, quando o voleibol convencional fez sua estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Evolução do esporte

Em seguida do ingresso da modalidade de quadra nas Olimpíadas, o vôlei de praia passou a se profissionalizar, com torneios realizados nos Estados Unidos com altas premiações e atraindo diversos fãs e entusiastas. Anos mais tarde, em 1983, foi fundada também em solo estadunidense a Associação de Profissionais do Vôlei de Praia, organizando ainda mais o circuito da modalidade.

Até que em 1987, a FIVB – Federação Internacional de Voleibol organizou o primeiro torneio internacional oficial de vôlei de praia. Curiosamente, o campeonato aconteceu no Rio de Janeiro, na praia da Ipanema, e teve a dupla formada por Sinjin Smith e Randy Stoklos como vencedores.

Logo depois, em 1989, a entidade passou a sancionar o circuito internacional. Primeiramente, a World Series era apenas masculina e realizada em países como Brasil, Itália e Japão. Posteriormente, o circuito passou a contar com atletas mulheres e também se expandiu por outras localidades.

História nas Olimpíadas

Com o crescimento exponencial do vôlei de praia, o Comitê Olímpico Internacional decidiu adicionar a modalidade como um esporte de demonstração na Olimpíada de Barcelona, em 1992. Em seguida, o esporte se tornou parte do programa olímpico de maneira definitiva nos Jogos de Atlanta 1996, sendo disputado até hoje.

Uma curiosidade interessante do torneio olímpico de vôlei de praia é que, por mais que tenha sido o criador oficial do esporte, os Estados Unidos não são o país com mais medalhas em Jogos Olímpicos. Esse posto pertence ao Brasil, que possui 14 no total, sendo quatro de ouro, sete de prata e três de bronze.

Entretanto, os EUA são os maiores campeões olímpicos da modalidade, com sete ouros no total, sendo três no masculino e quatro no feminino.

Atualmente, o vôlei de praia é a quinta modalidade em que o Brasil possui mais medalhas, atrás apenas de esportes como judô, vela, atletismo e natação. Aliás, a modalidade na areia possui duas medalhas a mais que a de quadra, que tem apenas 12 na história.