Início » Outros Esportes » Medalha de ouro em Paris: conheça Torri Huske, atleta americana da natação

Medalha de ouro em Paris: conheça Torri Huske, atleta americana da natação

Publicado em:

Última atualização:

Os Estados Unidos são uma potência em olimpíadas. Na natação, a nova geração está preparada para quebrar recordes e honrar o legado de Michael Phelps, o maior vencedor de medalhas de ouro de todos os tempos. Torri Huske tem apenas 21 anos, mas já desbancou grandes adversárias na piscina em duas participações olímpicas. Então, conheça a nadadora de elite e os triunfos da americana.

Carreira de Torri Huske

Torri é uma das grandes revelações da natação dos Estados Unidos. Por incrível que pareça, a garota não gostava de nadar. De acordo com o jornal The Sun, ela preferia o futebol, patinação no gelo e taekwondo porque não gostava da água fria. Começou na natação aos cinco anos e, aos seis, teve que usar uma roupa de mergulho.

Pouco a pouco, a garota que nasceu em Arlington, no estado da Virgínia, foi se apaixonando pela natação e percebeu que, dentro dela, havia uma atleta competitiva que estava pronta para brigar por medalhas.

Com 1,73 m e um corpo franzino, Torri recebeu o apelido de “Shiver” pelos treinadores porque não aguentava ficar na água por muito tempo, segundo o jornal The Washington Times. Aos 11 anos, os pais da atleta, a mãe chinesa e o pai americano, a colocaram no Arlington Aquatic Club, além de aulas de professores particulares. A americana, então, passou a nadar cinco dias por semana e a se dedicar ao esporte.

Em seu último ano do ensino médio, Torri se comprometeu com a Universidade de Stanford, um dois maiores e mais importantes centros acadêmicos dos Estados Unidos. A partir daí, a talentosa nadadora entrou para competições nacionais e internacionais.

Torri Huske acumula 20 medalhas na carreira, sendo dez ouros, cinco pratas e cinco bronzes. Sagrou-se campeã em 2021, 2022 e 2023, nas categorias Revezamento Medley 4 x 100m feminino e misto, Revezamento Livre 4 x 50m feminino, Revezamento Medley 4 x 50m misto, 50m borboleta, Revezamento Livre 4 x 100m feminino e Revezamento Livre 4 x 50m feminino.

O patrimônio de Torri é de aproximadamente US$ 3-4 milhões, segundo o jornal Marca. A jovem é fã da cantora Taylor Swift e gosta de compartilhar cliques nas redes sociais.

Participações em olimpíadas

Com apenas 21 anos, a americana já nadou em duas edições dos Jogos Olímpicos com os Estados Unidos: em 2020 e 2024. Em ambas as competições, ela faturou medalhas. Sendo assim, Torri é uma das mais jovens atletas a participar do evento. E, claro, a subir no pódio também, coroando o vitorioso ciclo de nadadores do país.

Em 2020, Torri disputou três categorias: 100 m borboleta feminino, revezamento medley misto 4 x 100 m e revezamento medley feminino 4 x 100 m. Na primeira, a atleta faturou a medalha de prata. Já na segunda, terminou em quarto lugar. Na terceira, ficou longe do pódio, com a quinta colocação. Apesar da conquista prateada em Tóquio, a americana voltou para casa decepcionada, mas não se deixou abalar com os resultados negativos.

Três anos depois, Torri carimbou o passaporte para Paris e voltou a disputar uma Olimpíada com o time americano. Ganhou a medalha de ouro na prova do 100 m borboleta feminino; a prata no 100 m livre feminino e também no revezamento 4×100 m livre feminino.

Uma curiosidade é que a delegação dos Estados Unidos entrega para os medalhistas de ouro olímpico a bagatela de US$ 37.500, além de bônus de patrocinadores e federações esportivas, de acordo com o jornal Marca.