Ficando em terceiro lugar da Divisão Atlântica da NHL em 2023-24, o Toronto Maple Leafs tem tudo para continuar competindo nos próximos anos. A franquia já está se movendo para trazer bons reforços para a próxima temporada.
O clube terminou a última campanha com 102 pontos em 82 jogos, com 46 vitórias e 26 derrotas. O time do Canadá só não ficou à frente do campeão Florida Panthers e do Boston Bruins em sua divisão. Sendo uma equipe muito tradicional no hóquei, a projeção agora é ter um dos maiores trios da história.
O time é comandado por Craig Berube, que busca imprimir um estilo de jogo raçudo e veloz. Ele tem a sua disposição Auston Matthews, Mitch Marner e William Nylander, três jogadores muito diferenciados que buscam tornar o Maple Leafs a décima equipe a ter três atletas anotando 100 ou mais pontos em uma única temporada.
Vale destacar que esse marco também foi realizado recentemente pelo Edmonton Oilers na temporada 2022-23. Os esportistas Connor McDavid , Leon Draisaitl e Ryan Nugent-Hopkins, marcaram um total combinado de 385 pontos naquele ano.
Quer saber mais sobre o plantel atual do Toronto Maple Leafs além de sua trajetória na liga, títulos e estatísticas dos principais jogadores? Acompanhe a leitura do artigo.
A história do Toronto Maple Leafs
Sendo a segunda equipe mais valiosa de todo o campeonato de hóquei norte-americano, a trajetória do Toronto Maple Leafs é cercada de tradicionalismo e glória. Para melhor noção, a equipe que valia um total de $1,5 bilhão de acordo com a Forbes em 2019, também aparece no segundo lugar entre os campeões da Stanley Cup, com 13 taças levantadas.
Em relação ao seu valor, somente o New York Rangers que custa um somatório de $1,6 bilhão está à frente. Vale destacar que, mesmo sem a quantidade de títulos que o Montreal Canadiens tem, ainda assim eles estão à frente por conta de sua torcida e mercado mundial. É importante entender que a equipe que tem 107 anos de história é uma das franquias do Original Six.
Atualmente, eles enviam seus jogos na Scotiabank Arena, que tem capacidade para quase 20 mil pessoas e também é o estádio do Toronto Raptors da NBA e de outros times do Canadá, como o Toronto Marlies e os Raptors 905. Ela é o 13ª centro de esportes mais movimentado do mundo e tem uma área total de 61 mil metros quadrados.
Além das diversas conquistas de Stanley Cup, o Toronto Maple Leafs tem cinco títulos da Divisão Atlântica. Entre seus principais rivais, fora os Canadiens, as partidas os Ottawa Senators também tem esquentado os climas entre as torcidas e se tornado um clássico. Duelos contra os Edmonton Oilers, Philadelphia Flyers e os Buffalo Sabres também são muito comentados.
Números aposentados
Com um total de 13 números aposentados em seus 107 anos de história, o Toronto Maple Leafs tinha política rigorosa antes de 2016. Para melhor noção, somente esportistas que sofreram danos que puseram fim em sua carreira foram homenageados anteriormente. Nesse enquadro, fora o 99 de Wayne Gretzky, que todos os clubes da liga retiraram, somente Ace Bailey e Bill Barilko se encaixavam nos pré-requisitos.
Entretanto, com a mudança, outros atletas conseguiram receber a honra de ter seu número aposentado. No total, foram 19 jogadores que conseguiram o feito na franquia. São eles:
- Turk Broda – 1
- Johnny Bower – 1
- Hap Day – 4
- Red Kelly – 4
- Bill Barilko – 5
- Ace Bailey – 6
- King Clancy – 7
- Tim Horton – 7
- Charlie Conacher – 9
- Ted Kennedy – 9
- Syl Apps – 10
- George Armstrong – 10
- Mats Sundin – 13
- Dave Keon – 14
- Wendel Clark – 17
- Borje Salming – 21
- Frank Mahovlich – 27
- Darryl Sittler – 27
- Doug Gilmour – 93
- Wayne Gretzky – 99
Plantel atual
Sendo um dos principais elencos da NHL atual, o Toronto Maple Leafs ainda tem espaço para melhorar. E é isso que a diretoria da equipe busca para a temporada 24/25, já que eles terminaram em sétimo lugar no powerplay do torneio, tendo muito espaço para a folha salarial e renovações de estrelas.
Confira quem faz parte do plantel atual:
Goleiros: Dennis Hildeby, Martin Jones, Matt Murray, Anthony Stolarz e Joseph Woll
Defensores: Simon Benoit, Noah Chadwick, Oliver Ekman-Larsson, Mark Giordano , John Klingberg, Mikko Kokkonen, Timothy Liljegren, Nicolas Mattinen, Jake McCabe, Dakota Mermis, Jake Muzzin, Philippe Myers, Topi Niemela, Morgan Rielly, Marshall Rifai , Chris Tanev, Conor Timmins e Cade Webber.
Centrais: Nick Abruzzese, Connor Dewar, Max Domi, Calle Jarnkrok, David Kampf, Auston Matthews, Bobby McMann, John Tavares.
Alas esquerdos: Kyle Clifford, Matthew Knies, Cedric Pare e Nicholas Robertson;
Alas direitos: Easton Cowan, Nikita Grebenkin, Pontus Holmberg, Mitch Marner, William Nylander, Ryan Reaves e Alex Steeves
Entre os principais atletas do elenco, aqueles que lideram as principais estatísticas são: Auston Matthews em pontos e gols, Mitch Marner em assistências e Max Domi em minutos de penalidade.