A Seleção Brasileira de Rugby Sevens Feminino conseguiu pela terceira vez se classificar para uma Olimpíada. A equipe, representante da América do Sul no evento, promete estar mais forte dessa vez. Liderada por uma boa geração de atletas, resta agora saber até que ponto o time chegará.
Mas afinal, quais são os jogos que o time do Brasil enfrentará no torneio? Além disso, qual o elenco que as Yaras contam hoje? Veja o texto a seguir para descobrir essas informações e as especificidades do evento em si.
As equipes de rugby classificadas para a Olimpíada
Antes de tudo, é preciso entender quais foram as equipes de rugby que se classificaram para o torneio olímpico. Ao todo são 24, sendo doze delas na competição feminina:
- Brasil;
- Irlanda;
- França;
- Austália;
- Nova Zelândia;
- Estados Unidos;
- Grã Bretanha;
- Canadá;
- África do Sul;
- Fiji;
- Japão;
- China.
A Seleção Brasileira de Rugby conseguiu vaga após vencer o torneio qualificatório da América do Sul feito em 2023. Como dito antes, essa é a terceira vez que as Yaras conseguem vaga no evento. As outras duas foram nos Jogos de Tóquio, que aconteceram em 2021 por conta da pandemia de COVID-19, e nos Jogos do Rio, em 2016.
Rugby Sevens x Rugby Union
Também é preciso destacar que essa versão do rugby nos Jogos Olímpicos, o rugby sevens, é diferente da “original”: o rugby union.
A principal das diferenças está no número de atletas em campo durante a realização de uma partida. No Sevens, como o próprio nome sugere, são apenas sete jogadores que cada equipe pode contar. Já no Union são quinze.
Além disso, nessa modalidade, uma partida tem dois períodos de sete minutos cada, enquanto no rugby tradicional existem dois períodos de 40 minutos. Isso torna o jogo muito mais rápido e dinâmico, afinal, os jogadores precisam ser bem mais eficientes nas suas ações e qualquer erro pode ser fatal.
De resto, o sistema de pontuação e penalidades é basicamente o mesmo para ambas as categorias.
O time da Seleção Brasileira de Rugby na Olimpíada
Ao todo, são 12 atletas que irão representar o Brasil no rugby durante o torneio olímpico. Essa é a lista de acordo com a numeração:
- 1. Mariana Nicolau – São José (SP);
- 2. Luiza Campos – Charrua (RS);
- 3. Milena Mariano – São José (SP);
- 4. Gisele Gomes – Leoas de Paraisópolis (SP);
- 5. Thalia Costa – Delta (PI);
- 6. Thalita Costa – Delta (PI);
- 7. Yasmim Soares – El-Shaddai (RJ);
- 8. Marina Fioravanti – Poli (SP);
- 9. Gabriela Lima – El-Shaddai (RJ);
- 10. Raquel Kochhann – Charrua (RS);
- 11. Bianca Silva – Leoas de Paraisópolis (SP);
- 12. Marcelle Souza – El-Shaddai (RJ).
Vale apontar, aliás, que Rachel Kochhan será a porta-bandeira do Time Brasil na Olimpíada durante a cerimônia de abertura.
As adversárias da Seleção Brasileira de Rugby
O Brasil está no grupo C do torneio junto com Estados Unidos, Japão e França. As primeiras adversárias serão as francesas, no domingo às 12h. Já o jogo contra as americanas também será domingo, mas às 15h. Por fim, o duelo contra as japonesas está marcado para segunda às 10h.
As duas melhores equipes do grupo se classificam direto para a próxima fase, enquanto a terceira dependerá de uma combinação de resultados dos outros grupos. A partir disso, será realizado um torneio mata-mata até a final, que será dia 30.