O lacrosse surgiu na América do Norte. Acredita-se que os povos originários da região já jogavam variações do esporte, então intitulado stickball ainda no século XII. Quando os colonizadores europeus chegaram, no século XVII, eles observaram as diferentes práticas jogadas pelos povos nativos e mudaram o nome para lacrosse.
Mas somente no ano de 1856 que se criou o Montreal Lacrosse Club. Com ele, vieram as regras do lacrosse e o esporte ganhou uma organização. A partir de então, a modalidade se espalhou pelos Estados Unidos, bem como se popularizou no Reino Unido e na Austrália.
O objetivo do lacrosse é arremessar uma bola de borracha no gol do adversário. Para isso, os jogadores utilizam um taco com uma rede na ponta. É por meio dele que os participantes devem passar, carregar e receber a bola, ou seja, apenas os goleiros podem segurar o item com as mãos.
Um guia simplificado das regras do lacrosse
Existem duas modalidades de lacrosse: o de campo e o sixes. Esse é o mais popular hoje em dia e, atualmente, está pleiteando uma vaga no programa olímpico LA28. No sixes, o técnico escolhe seis jogadores — incluindo o goleiro — entre 12 atletas disponíveis.
As equipes se enfrentam em quatro períodos com duração de oito minutos cada um. Aquela que estiver com a posse da bola tem um tempo de 30 segundos cronometrados para fazer uma tentativa de gol. Caso não consiga, deverá ceder a bola.
Vence o time que fizer mais gols. Caso o último tempo termine em empate, há mais um set, agora de quatro minutos, no qual vale o sistema de morte súbita. Ou seja, ganha a equipe que marcar um gol primeiro.
Caso uma equipe chegue até a área de ataque, mas retorne ao seu campo ocorre o que chamamos de virada. Caso ocorra alguma falta, envia-se um jogador para a área de pênalti, onde ficará por 30 segundos fora de jogo. Faltas mais graves podem render suspensão de até um minuto.
O campo de partida
Os times se encontram em campos de 70 m de profundidade por 36 m de largura. Um X, círculo ou quadrado de 10 cm marca o meio do campo e, por ele, passa a linha central, que deve ser paralela às linhas de fundo.
A 10 m das linhas finais ficam os gols ou arcos, que devem medir 1,83 m tanto de largura quanto de profundidade. O diâmetro dos tubos que o formam deve ser de 5 cm. Os gols devem ser na cor laranja e terem uma rede no formato de pirâmide cuja trama não pode ser maior que 3,8 cm. Já a bola deve ser sólida e lisa, com diâmetro entre 19,07 cm e 20,3 cm.
As regras do lacrosse para os bastões
Na categoria feminina, os bastões medem entre 100 cm e 110 cm e podem ser feitos em madeira ou metal. A ponta ou cabeça do bastão tem um formato triangular, sendo feita em madeira, plástico, fibra de vidro ou qualquer outro material resistente.
Já sua base deve ser revestida em plástico ou material sintético a fim de prevenir acidentes e melhorar a aderência. Por fim, os bolsos para carregar a bola podem ser amarrados com quatro ou cinco tiras de couro ou material sintético com oito a 12 nós cruzados.
No lacrosse masculino, as medidas e padrões do bastão e da cabeça da categoria masculina são iguais às da feminina. Contudo, os bolsos são feitos em couro sem curtir ou corda de algodão. Ele também deve ter o formato o mais triangular possível.
Sobre os equipamentos individuais
No lacrosse feminino, as atletas podem utilizar luvas, protetores de nariz e de olhos durante as partidas. Óculos de grau ou de sol também são permitidos, desde que fabricados em material resistente.
Já os homens devem utilizar, também, protetores bucais e capacetes. Outra diferença é que, no masculino, as palmas das luvas podem ser cortadas, mas todos os dedos precisam, obrigatoriamente, estar encaixados nas luvas.
O lacrosse nas Olimpíadas
Apesar de não estar mais no programa olímpico, o lacrosse esteve presente nos Jogos Olímpicos de St. Louis (1904), e de Londres (1908). Ele ainda participou como esporte de demonstração nos Jogos de Amsterdã 1928; de Los Angeles 1932 e novamente de Londres 1948.
Fora das olimpíadas há mais de cem anos, o lacrosse tenta retornar aos Jogos Olímpicos. Isso porque o Comitê Organizador das Olimpíadas de Los Angeles 2028 solicitou a inclusão do esporte no programa olímpico.