Início » Outros Esportes » Regras do atletismo: conheça as modalidades

Regras do atletismo: conheça as modalidades

Publicado em:

Última atualização:

Se tem um esporte que é a base de todos os outros, é o atletismo. Prática esportiva que já existe há séculos e considerado o mais antigo de todos os esportes, as regras do atletismo variam conforme cada modalidade e prova, que apresentam suas especificidades.

Considerado o principal esporte olímpico, o atletismo exige muita força e resistência dos atletas que o praticam. É uma reunião de várias modalidades com salto, arremesso, corrida ou caminhadas. 

Quer saber mais sobre essa importante prática esportiva? Conheça as 5 regras do atletismo!

Modalidades do atletismo

O atletismo é figurinha carimbada nas Olimpíadas desde os tempos antigos, em 1896, em Atenas. Dessa forma, é difícil imaginar os Jogos Olímpicos sem esse esporte.

As modalidades do atletismo chegam a 40 tipos de prática, porém apenas 28 fazem parte das Olimpíadas. Conheça as principais delas:

Marcha atlética

Na marcha atlética, o atleta precisa fazer um deslocamento, mas sempre mantendo um dos pés em contato com o chão. Dessa forma, não pode correr ou dar saltos.

Corrida rasas curtas ou de velocidade

Nas corridas rasas, a distância mais curta é de 100 metros, enquanto a mais longa é de 10.000 metros. Já nas corridas com barreiras, há distâncias de 110 metros e 400 metros, enquanto nas corridas com obstáculos a distância é de 3.000 metros.

Essas distâncias são as mesmas tanto para homens como para mulheres, ou seja, todos competem nas mesmas provas. Além disso, a partida se dá com o tiro de largada. Qualquer atleta que iniciar a corrida antes do tiro é desclassificado. 

Arremessos e lançamentos

Saiba como as modalidades lançamento de disco, arremesso de peso e lançamento de dardo funcionam:

  • Lançamento de disco: nessa modalidade, o atleta lança um disco de metal a uma longa distância. O formato do disco é o que dá origem à expressão “lançamento de disco”.
  • Arremesso de peso: os atletas seguram uma esfera de metal e precisam arremessá-la o mais longe que conseguirem. A esfera masculina pesa 7,26 quilos e a feminina pesa 4 quilos.
  • Lançamento de dardo: nessa modalidade, os atletas lançam uma espécie de lança, que pode ser feita de metal, fibra de vidro ou fibra de carbono.

Saltos

Há provas de saltos horizontais e saltos verticais. Nos horizontais, os atletas precisam saltar o mais longe possível. Já nos verticais, deve-se alcançar grandes alturas.

Quais são as regras do atletismo?

A seguir, conheça as principais regras do atletismo e como elas funcionam:

Regras do atletismo de revezamento

A equipe contém quatro atletas que competem em duas categorias diferentes: 100 metros e 400 metros. A passagem do bastão marca a transição entre eles.

Porém, o bastão só pode ser passado na Zona de Transição. Caso o bastão caia ou passe fora dessa zona, a equipe sai da competição. Por isso, é importante ter uma boa coordenação na hora de fazer a passagem o bastão. 

Corrida

Nessa prova, os atletas não podem levantar os dois pés do chão ao mesmo tempo durante a corrida. Portanto, deve continuar com um pé no chão. Além disso, a passada inicia com o calcanhar e a perna de apoio não pode estar flexionada.

Por fim, se um atleta não cumprir as regras em até três vezes, será eliminado da competição.

Regras do atletismo de lançamentos

Deve-se lançar objetos para alcançar uma longa distância. Esses objetos incluem:

  • Peso: na prova masculina, os atletas devem arremessar um peso de 7,26 kg, já na prova feminina são 4 kg. Não se deve lançar o peso para fora da zona autorizada de arremesso nem o deixar sair do círculo antes que o peso toque o chão.
  • Disco: arremesso de um disco que pesa 2 kg na prova masculina e 1 kg na prova feminina. Assim como no arremesso de peso, não pode lançar o disco para fora da zona autorizada.
  • Martelo: nessa prova, deve-se arremessar um martelo que pesa 7,26 kg na prova masculina e 4 kg na prova feminina. Além disso, a área de arremesso é praticamente a mesma do arremesso de disco.

Decatlo e heptlato

No heptatlo, tem sete provas ao longo de dois dias: 100 metros com barreiras, salto em altura, arremesso de peso, corrida de 200 metros, salto em distância, lançamento de dardo e corrida de 800 metros.

Já o decatlo, praticado apenas por homens nos Jogos Olímpicos, dispõe de dez provas: 100 metros de corrida, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura, 400 metros de corrida, corrida de 110 metros com barreiras, arremesso de disco, salto com vara, arremesso de dardo e corrida de 1.500 metros. Além disso, essas provas ocorrem ao longo de dois dias.

Nessas provas combinadas, os atletas ganham pontos conforme as marcas que fazem nas provas individuais. Ademais, há uma tabela que converte essas marcas em pontos. Então, no final, somando todos esses pontos, sai o vencedor. 

Regras do atletismo de provas de salto

Nos saltos do atletismo, tanto os homens quanto as mulheres competem nas mesmas provas. A divisão contém dois tipos e cada um tem duas modalidades diferentes:

  • Salto em distância: o atleta corre e salta para a caixa de areia, tentando alcançar a maior distância. Contudo, se pisar na ponta da tábua de impulsão, o salto é inválido.
  • Salto triplo: nele, o atleta corre, faz dois saltos e depois salta para a caixa de areia. Ainda, não pode pisar na tábua de impulsão, senão o salto será inválido.
  • Salto com vara: agora, os atletas correm e usam uma vara para pular o mais alto possível sobre a barra. Eles têm três chances para tentar ultrapassar a medida colocada.
  • Salto em altura: nessa modalidade, o objetivo também é superar uma altura, mas sem a ajuda da vara. Os atletas têm que dar o seu melhor para saltar o mais alto que conseguirem somente com as próprias pernas.