Assim como outros esportes como o tiro com arco, a esgrima também nasceu com base em uma prática mais antiga. Mas, é claro que muito mudou desde o tempo quando era usada como treinamento para batalhas até hoje enquanto uma categoria de esporte olímpico.
A esgrima é um dos esportes presentes desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1896, mas apenas na modalidade masculina, a adição da esgrima feminina só ocorreu nos Jogos Olímpicos de Paris em 1924.
Será que em todo esse tempo as regras da esgrima continuaram as mesmas? Com certeza não, afinal, muito já foi adicionado ou mudado no regimento do esporte, como a adição da espada feminina nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996 e do sabre feminino em Atenas 2004.
Para entender como o esporte funciona atualmente, acompanhe:
Quais são as regras da esgrima por modalidade?
De modo geral, a esgrima hoje é praticada tanto por homens quanto por mulheres nas modalidades florete, espada e sabre, que são distribuídas nas categorias individual e por equipes.
Dito isso, os princípios para todas as modalidades são parecidos, mas as regras do esgrima tendem a variar conforme a arma:
Florete
O Florete é a arma usada nesta modalidade, sendo a base da esgrima moderna criada com o intuito de treinamento, sem ter corte ou ponta. Para marcar pontos com ela, não basta apenas acertar o alvo, que é o tronco do adversário, mas também ter a prioridade da ação, ou seja, ser o primeiro a iniciar um movimento de ataque de maneira legítima.
Mas na prática, o que isso significa? Bom, basicamente dá a vantagem para quem ataca primeiro, mas, para atacar com sucesso, também é preciso se defender.
Aqui, somente a área do tronco do oponente é válida para pontuação. Sendo assim, os atletas usam um colete elétrico que valida cada ponto a cada toque válido na região com a ponta da arma.
O florete possui um corpo de 10cm de diâmetro, 90cm de comprimento e pesa aproximadamente 500g.
Espada
Já o objetivo da modalidade com espada é efetuar o toque sem ser tocado. Portanto, como não há prioridade de ação, todos os pontos são contabilizados aqui, podendo até ocorrer toque duplo, ou seja, ponto ao mesmo tempo para ambos os atletas.
O alvo também muda nesta categoria, agora pode-se atingir todo o corpo do adversário, incluindo máscara, braços e pernas. Mas, o toque precisa ser feito com a ponta da arma.
A espada é maior que o florete, tendo 13cm de diâmetro, 110cm de comprimento e pesando 750g aproximadamente.
Sabre
Assim como o florete, o as regras da esgrima também definem o sabe como uma arma de convenção na esgrima, ou seja, para marcar pontos, além de acertar o alvo é necessário ter a prioridade da ação. Portanto, em uma ofensiva, o ponto vai para quem começou primeiro, o que faz necessário se defender antes de começar um movimento de ataque.
Aqui as áreas válidas para pontuação são o tronco, a cabeça e os braços, sendo que os esgrimistas também usam colete elétrico nesta modalidade para contabilização de pontos.
O sabre é a única arma que permite que os toques sejam feitos tanto pela ponta como pelas laterais da lâmina. O corpo do sabre fica conectado ao punho em duas extremidades com um comprimento total de 88cm e pesando 500g.
Quais são as regras da esgrima em competições?
Geralmente, as regras da esgrima adotadas para competições dividem os torneios em duas fases, a classificatória e a eliminatória.
Durante a fase classificatória, os atletas são divididos em grupos denominados poules. Neles, todos jogam entre si em combates de três minutos cada com o objetivo de realizar cinco toques válidos primeiro ou ter mais pontos quando o tempo acabar.
A contabilização dos resultados aqui é feita tanto com vitórias e derrotas quanto pelo saldo de toques.
Após isso, os esgrimistas são classificados em uma espécie de quadro de eliminação, que pode ser direta ou com repescagem.
Já na fase eliminatória os embates duram até três tempos de três minutos, ganhando quem for o primeiro a realizar 15 toques válidos, ou quem fizer mais toques até o fim do tempo.
Caso seja eliminatória direta, o perdedor é eliminado e o vencedor segue até a final. Já na eliminatória com repescagem os perdedores continuam competindo pela chance de conquistarem a medalha de bronze, por exemplo.