O atletismo é um dos esportes mais interessantes para se acompanhar. Além de o Brasil ter tradição em várias provas, as competições em si são bastante niveladas e vários competidores podem ser favoritos. Isso torna a modalidade bastante imprevisível e emocionante, tanto em corridas quanto em saltos com vara. Dessa maneira, a quebra de recordes mundiais no atletismo se torna algo constante e vários deles acabam sendo batidos de uma forma frequente.
Leia o texto a seguir para descobrir mais sobre esse tema e veja quais recordes obtidos foram os mais impressionantes. Alguns deles, inclusive, são de atletas em conhecidos.
Alguns dos maiores recordes mundiais do atletismo
Como citado antes, são vários recordes presentes no atletismo e todos são bem impressionantes. Todavia, certos recordes acabam merecendo uma atenção maior, como:
100 metros livres (Usain Bolt – JAM)
Usain Bolt é tido por muitos como o maior velocista da história e suas marcas comprovam isso. O Jamaicano possui o recorde dos 100 metros livres desde 2009, quando correu para 9s58 no Mundial de Atletismo em Berlim, na Alemanha. Aliás, esse foi talvez o maior feito que o atleta já conseguiu em toda sua história no esporte que, além disso, bateu outro dos recordes mundiais do atletismo no mesmo torneio: o dos 200 metros livre.
Prova de duração (Mo Farah – GBR)
Outro nome bem conhecido do público é o do maratonista Mo Farah. Durante a prova de duração da Diamond League em Bruxelas (2020), Mo bateu o recorde mundial do atletismo cravando a marca impressionante de 21,330 quilômetros percorridos em uma hora. Ademais, vale reforçar que o corredor estava há três anos fora das pistas de atletismo.
200 metros livres (Florence Griffith-Joyner – EUA)
Por fim, outro recorde mundial do atletismo que merece destaque é o estabelecido pela americana Florence Griffith-Joyner. O recorde é um dos mais antigos do atletismo, sendo feito em 1993. Flo-Jo marcou 10s49 nos 100 metros livres nas Eliminatórias das Olimpíadas de Seoul e teve uma ascensão meteórica na modalidade.
Recordes mundiais do atletismo mais atuais
Além desses recordes mencionados, vários outros recordes mundiais do atletismo foram batidos em épocas mais recentes. Alguns, por sinal, foram batidos no ano de 2024:
Salto com vara (Armand Duplantis – SUE)
O sueco-americano Armand Duplantis, de apenas 24 anos, já bateu o recorde mundial do atletismo de salto com vara não apenas uma, mas duas vezes. A primeira foi em 2023 em Eugene, nos Estados Unidos, quando saltou para 6,23 metros. Além disso, saltou para 6, 24 metros em Xiamem, na China, em 2024. Ambas as etapas valiam pela Diamond League.
Maratona (Peres Jepchirchir – QUE)
Além de Armandis, temos a queniana Peres Jepchirchir, que quebrou mais um dos recordes mundiais do atletismo recentemente. Isso aconteceu na maratona feminina de Londres em abril de 2024. Peres correu para 2h16min16s e, ao final, bateu a melhor marca de uma maratona que conta com somente mulheres.
Existe algum recorde mundial do atletismo que seja inquebrável?
Não existe um recorde no atletismo que seja completamente imbatível. Todavia, bater recordes como os estabelecidos por Florence Griffith-Joyner e Usain Bolt é algo bem improvável no momento.