Nesse ano, cerca de 11 mil condutores da Tocha Olímpica, unindo os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, vão reversar a famosa chama até a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Paris 2024.
Mas, quem são os condutores da Tocha Olímpica? E como funciona o revezamento do maior símbolo de paz e luz no caminho dos maiores atletas do mundo?
O fogo da Tocha foi aceso, no dia 16 de abril, no Templo de Heras, na Grécia, como manda a tradição. Sendo assim, em menos de 100 dias, com o esforço e espírito esportivo dos condutores, a pira dos Jogos de Paris vai ser acesa durante a cerimônia de abertura do dia 26 de julho.
Confira aqui quem são os condutores da Tocha Olímpica e como vai funcionar o revezamento da chama até Paris.
Como são escolhidos e quem são os condutores da Tocha Olímpica?
Quando um país é oficialmente escolhido para sediar os Jogos Olímpicos, já é criada a expectativa de um dos momentos mais bonitos fora das quadras, tatames, águas e afins: o revezamento da Tocha Olímpica.
O comitê organizador dos jogos, patrocinadores e outras entidades fazem um processo de seleção para escolher os condutores para fazer o revezamento da Tocha. No caso de Paris 2024, totalizam o número de 11 mil condutores da Tocha Olímpica.
O que os escolhidos têm que ter em comum?
Os valores do esporte, como fraternidade, respeito e espírito esportivo. Além de cidadãos comuns que possuam esses valores, atletas atuantes ou aposentados que representam o nome do país no esporte, celebridades e líderes comunitários, também podem ser condutores da Tocha Olímpica.
Gradativamente a organização do evento anuncia os nomes das pessoas públicas. Por exemplo, nos Jogos Olímpicos de Paris, o nadador Camille Lacourt e o ciclista Guillaume Martin, já estão confirmados no percurso.
Já entre os cidadãos anônimos, Mélaine Berger-Volle, de 102 anos, militante e resistente ao nazismo, na Segunda Guerra Mundial, também está garantida.
Cronograma e fatos sobre o revezamento dos Jogos Olímpicos 2024
- 16 de abril de 2024: Chama Olímpica é acesa em Olímpia, na Grécia
- 8 de maio de 2024: Chegada da chama Olímpica à França, em Marselha
- 68 dias de revezamento na França
- 65 locais participam do Revezamento da Tocha Olímpica, entre eles cinco territórios ultramarinos: Guadalupe, Guiana Francesa, Martinica, Polinésia Francesa e Reunião
- Mais de 400 cidades fazem parte do trajeto, sendo 65 com destaque que ainda serão confirmadas
- Serão 10.000 condutores da Tocha Olímpica dos Jogos Olímpicos e 1000 carregam a chama Paraolímpica
- 3.000 condutores participam de Revezamentos por Equipe
- 26 de julho de 2024: Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Paris 2024
- 200 metros: a distância percorrida por cada condutor que levar a Tocha Olímpica em seu trajeto
Quantas pessoas carregaram a tocha olímpica no Rio 2016?
Nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, cerca de 12.000 condutores carregaram a Tocha Olímpica.
A chama percorreu um trajeto que passou por 329 cidades do Brasil, incluindo todas as 26 capitais dos estados e o Distrito Federal. Assim como será em Paris, cada condutor carregou a tocha por uma distância de cerca de 200 metros.
Curiosidade: Tocha Olímpica caiu das mãos da empresária Luiza Trajano em 2016
Nas Olimpíadas Rio 2016, um dos maiores nomes que carregou a Tocha Olímpica foi o da empresária e dona do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano.
No episódio, na cidade de Franca (SP), a empresária desequilibrou com a chama e caiu durante o percurso de 200 metros.
No entanto, Luiza logo levantou com a ajuda de agentes da Força Nacional que costumam acompanhar de perto os trajetos do revezamento dos condutores da Tocha Olímpica. Ao fim, tudo deu certo.