Os belos figurinos, os movimentos delicados, os giros impressionantes: a patinação artística conquista fãs no mundo todo pelos mais diferentes motivos. Não à toa, esta é a modalidade esportiva de maior audiência durante os Jogos Olímpicos de Inverno. Contudo, os diferentes saltos da patinação artística também chamam a atenção do público.
Nomes como Axel, Salchow, Lutz e outros estão sempre presentes no dia a dia dos patinadores profissionais. No entanto, podem confundir quem não conhece os complexos detalhes desse esporte. Por exemplo, para quem não sabe, esses são alguns dos principais saltos da patinação.
Assim, ao mesmo tempo em que os patinadores parecem como se fizessem o mínimo de esforço, cada um destes movimentos requer uma técnica específica e complexa para ser realizado. Os saltos da patinação artística se dividem em dois tipos, a depender do ponto de decolagem:
Saltos Toe: aqueles que começam a partir da frente da lâmina, o chamado toe pick.
Saltos Edge: são aqueles cuja decolagem partem da borda da lâmina.
Os saltos toe e sua execução
Flip
Um dos saltos da patinação artística mais comuns, ele começa com um impulso da ponta da lâmina enquanto a perna oposta está apoiada na borda traseira interna da lâmina. Dependendo da quantidade de flips, ele é duplo, triplo ou quádruplo.
Lutz
O Lutz é bem parecido com o Flip, a diferença é que este utiliza a borda traseira externa como apoio, o que torna sua execução mais difícil. O austríaco Alois Lutz foi o primeiro a realizar este salto, em 1913, daí seu nome.
Toe Loop
Assim como o Flip e o Lutz, no Toe Flip o atleta também parte da borda da lâmina traseira apoiada no gelo em conjunto com o impulso dado pela ponta da lâmina da perna oposta. A diferença é que no loop, a perna utilizada para saltar é a mesma em que o atleta aterrissa.
A execução dos saltos edge
Loop
Assim como o Flip, este também é um dos saltos da patinação artística que os atletas mais utilizam. Básico, ele começa e termina na borda traseira externa da lâmina do pé com o qual o patinador dá o impulso. Dependendo do número de loops, pode ser simples, duplo ou quádruplo.
Salchow
O Salchow é o famoso salto em que o atleta estica a perna traseira, em seguida pula com a perna dianteira para, posteriormente, dar um giro no ar e pousar com a perna esticada para trás.
O salto tem este nome em homenagem ao sueco Ulrich Salchow, dez vezes campeão do mundo e campeão olímpico dos Jogos de Verão de 1908. Somente nos Jogos da Antuérpia (Bélgica), em 1920, já com 43 anos, ele pode competir novamente nesta modalidade, finalizando a competição em quarto lugar.
Axel
Outro queridinho dos patinadores, o Axel é basicamente o único salto em que o patinador salta com a perna da frente. Após dobrar os joelhos para pegar impulso, o atleta levanta e gira enquanto está no ar.
O Axel mais comum é simples, que consiste de uma rotação e meia. Ou seja, o Axel triplo, de extrema dificuldade, totaliza quase quatro voltas no ar.