Início » Futebol » La Liga » LaLiga: quais são os maiores jogadores do campeonato espanhol

LaLiga: quais são os maiores jogadores do campeonato espanhol

Publicado em:

Última atualização:

Em 10 de fevereiro de 1929, a bola corria pela primeira vez pela LaLiga – hoje conhecida como o principal campeonato de futebol da Espanha. Não que não houvesse campeonatos no país antes disso, mas foi a primeira vez que todos os clubes locais se organizaram em uma única disputa. E ao longo destes quase 100 anos de História, vários jogadores da LaLiga se destacaram.

Os que mais chamam atenção, claro, são os artilheiros, afinal, ser aquele que marcou a maior quantidade de gols ao longo da temporada não é uma das missões mais fáceis. Por isso, pensar nos maiores jogadores da competição é lembrar de atletas como Messi ou Cristiano Ronaldo.

No entanto, além deles, há outros jogadores que também marcaram seus nomes na História do campeonato. Seja por liderarem seus times rumo a vitórias icônicas ou por suas atuações inesquecíveis, os fãs de futebol sempre lembrarão deles.

Os cinco maiores jogadores da LaLiga

Lionel Messi

Aquele que é considerado um dos melhores jogadores da LaLiga de todos os tempos não nasceu na Espanha. Ele é argentino e atende pelo nome de Lionel Andrés Messi. Ao longo de anos jogando pelo Barcelona, o atacante ganhou numerosos títulos e marcou recordes impressionantes. Ao todo, ele marcou 474 gols em 520 partidas, que renderam a ele 10 títulos do campeonato espanhol.

Cristiano Ronaldo

Mais conhecido como CR7, o atacante português vem logo atrás de Messi no coração dos espanhóis como destaque na LaLiga. Com mais de 300 gols marcados em 292 partidas – todas disputadas com a camisa do Real Madrid –, o atleta tem uma das mais altas médias de gols por partida da História da competição.

Di Stéfano

Considerado uma verdadeira lenda do futebol espanhol, Alfredo Di Stéfano defendeu o Real Madrid entre as décadas de 1950 e 1960. Neste período, se consagrou como importante jogador da LaLiga ao marcar 216 gols durante sua atuação, contudo, ele é lembrado com carinho pelos torcedores do Real por ter levado o clube a ganhar cinco títulos consecutivos no campeonato.

Raúl Gonzalez

Outro jogador que deixou sua marca no futebol espanhol foi Raúl Gonzalez. Unindo sua habilidade para marcar gols com a capacidade de liderança, ele levou o Real Madrid a continuar como um dos maiores clubes do país ao longo das 16 temporadas da LaLiga em que o defendeu. E certamente seus 228 gols marcados vestindo a camisa dos blancos e os seis títulos que ajudou a ganhar contribuíram para que ele se tornasse um dos mais icônicos atletas da Espanha.

Telmo Zarra

Por 16 temporadas, o atacante espanhol fez a torcida do Athletic Bilbao vibrar ao marcar seus 251 gols pelo clube. Ainda hoje, ele é conhecido como o terceiro maior goleador da competição, atrás apenas de Messi e Cristiano Ronaldo. Com dois títulos da LaLiga em seu currículo, Zarra também entrou para a História do futebol espanhol ao ganhar seis Troféus Pichichi – prêmio dado aos artilheiros de cada temporada do torneio.