O futsal é um dos esportes mais tradicionais do Brasil. Derivada do futebol, a modalidade tem praticantes em todas as partes do país e em todas as faixas etárias, desde crianças até adultos.
Não à toa, em quase todo o bairro é possível identificar algum tipo de quadra com dois gols e uma bola para jogar. Mas, afinal, como esse cenário passou a acontecer? E em qual período tivemos a origem do futsal? É isso que vamos abordar a partir de agora.
Portanto, leia o texto a seguir para descobrir mais sobre o esporte e a sua criação. Além disso, confira quais são os outros locais no mundo em que ele tem bastante tradição.
A origem do futsal
Embora o futebol em si seja europeu, o futsal tem as suas origens na América do Sul, mais especificamente no Uruguai, nos anos 30. O responsável pela sua criação foi o professor Carlos Ceriani Gravier, que dava aula na Associação Cristã de Moços.
Durante o começo da prática, o seu nome era “indoor football”, que, em uma tradução menos literal, pode ser entendido como “futebol em espaço fechado”.
O surgimento do esporte tem uma direta relação com o momento dos uruguaios naquela época. Vale lembrar que o país vivia seu auge dentro dos gramados. A seleção uruguaia havia ganhado as duas últimas edições dos Jogos Olímpicos, em 1924 e 1928, e também foi a primeira campeã mundial em 1930.
Logo, o “indoor football” se tornou um resultado da popularização do futebol de campo.
No Brasil, ele chegou em 1935 e aqueles que o introduziram no território foram Asdrubal Monteiro e João Lotufo. Por aqui, a modalidade sofreu aprimoramentos e passou a ter regras que o tornassem menos perigoso.
Anteriormente, vários atletas acabavam se machucando ao entrarem em quadra devido às dimensões de uma partida e a velocidade dos chutes.
Processo de globalização
Embora o futsal ainda não seja tão tradicional em comparação com outros esportes, a partir de 1989 ele sofre um grande processo de internacionalização. Isso ocorreu devido ao fato de a FIFA ter tomado o controle de boa parte de seus torneios e estabelecer outras regulamentações.
Lembrando que a FIFUSA (Federação Internacional de Futebol de Salão) era a antiga organização que comandava a prática.
Após esse processo, a entidade que também controla os gramados criou um novo Mundial, que passou a valer no mesmo ano, e chegou até a mudar o nome do esporte em si. Afinal, o que hoje chamamos de futsal, era denominado apenas como futebol de salão.
Os países com mais tradição no futsal
Com a expansão da FIFA e vários outros países passando a praticar o esporte, chegamos ao cenário atual. Hoje em dia, algumas das nações mais tradicionais incluem:
- Brasil;
- Espanha;
- Argentina;
- Portugal;
- Irã;
- Rússia.
Os espanhóis, no caso, são os que mais se aproximam dos brasileiros internacionalmente. Afinal, a Espanha tem dois títulos mundiais, sete títulos europeus e alguns dos principais atletas que já existiram no planeta. Inclusive, assim como os jogadores do Brasil, vários deles optam por se naturalizar e atuar por outro lugar.