Em um ano olímpico, o vôlei de praia vive momentos especiais. O Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2024 (CBVP), que iniciou em fevereiro, apresenta um formato aprimorado, com maior integração com outras competições nacionais e servindo como um treinamento de alto nível para as duplas que buscam a classificação para os Jogos de Paris 2024, cujos representantes do Brasil serão conhecidos em junho.
Com o CBVP, além de nomear os melhores jogadores do país, é possível acompanhar os talentos que podem representar o Brasil em competições internacionais. Isso porque, anualmente, as melhores duplas brasileiras também competem no Circuito Mundial de Vôlei de Praia.
O Brasil é uma das principais potências desse esporte, com diversos campeões mundiais e uma impressionante coleção de medalhas nas competições de vôlei de praia das Olimpíadas.
Saiba mais sobre essa competição e confira onde assistir aos jogos!
Onde assistir o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2024?
Não perca nenhuma jogada! Saiba onde terá a transmissão dos jogos do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia:
Transmissão via TV
- SporTV.
Streamings e internet
- Globoplay;
- Canal Vôlei Brasil.
Agora que você já sabe onde assistir o vôlei de praia. Confira a seguir o histórico das duplas brasileiras que vão disputar o Circuito Brasileiro.
Histórico das duplas brasileiras no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia
O Circuito ocorre desde 1991. Inicialmente, havia apenas a disputa na categoria masculina, sendo vencido por Paulão/Paulo Emílio (BA). No ano seguinte, ocorreu um torneio exclusivamente feminino, e o título ficou com Isabel/Jackie Silva (RJ).
Além disso, ao longo da história, as duplas mais vitoriosas são Ricardo/Emanuel, com 5 títulos no masculino, e Adriana Behar/Shelda, com 8 títulos no feminino. Individualmente, Emanuel e Larissa são os recordistas em conquistas, com 9 vitórias cada. Dessa forma, ao todo, são 27 títulos pelas duplas da disputa masculina e 25 na competição feminina.
Atualmente, conta com sete etapas, além do SuperPraia, uma competição separada com seu próprio campeão, ranking e premiação. Com isso, as duplas masculinas e femininas que acumulam mais pontos ao longo de todas as etapas do circuito são declaradas campeãs gerais. Ademais, a temporada começa em setembro de um ano e vai até abril do ano seguinte.
Reconhecido como um dos mais fortes do mundo, o vôlei de praia brasileiro teve um desempenho longe do esperado nos Jogos de Tóquio em 2020. Por esse motivo, a competição em Paris pode representar um novo momento e uma oportunidade de recuperação para a equipe brasileira. Portanto, o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia é um aquecimento para os Jogos Olímpicos na capital francesa.
CBVP e o SuperPraia
Além das etapas do CBVP, as melhores duplas do Brasil se enfrentam anualmente no SuperPraia. Nessa competição, as melhores duplas se enfrentam em uma competição especial. Dessa forma, participam as 16 melhores duplas da temporada, sendo 14 delas selecionadas pelo ranking e as outras 2 convidadas por wild card.
Na fase inicial do SuperPraia, as 16 duplas fazem parte de quatro grupos, seguindo o ranking. As três melhores de cada grupo avançam para a próxima fase. As duplas que terminam em primeiro lugar em seus grupos vão direto para as quartas de final.
Ademais, as outras oito duplas ainda disputam uma fase anterior para definir as últimas quatro que se juntarão nas quartas. A partir das quartas de final, as oito duplas restantes se enfrentam em jogos eliminatórios até que um campeão seja coroado.