Início » Outros Esportes » Saiba a origem do Oakland Athletics

Saiba a origem do Oakland Athletics

Publicado em:

Última atualização:

A Major League Baseball é uma liga bem diversa. Ao mesmo tempo que é possível acompanhar franquias mais recentes, de mercados em expansão, também é possível torcer para times com mais de 100 anos de história e com enorme tradição no esporte. E uma dessas equipes mais tradicionais é justamente o Oakland Athletics. Os Athletics estão entre os times mais vitoriosos da modalidade nos Estados Unidos e possuem uma origem bem interessante.

Caso tenha interesse, leia o texto a seguir para saber mais sobre essa origem. Além disso, confira como foi a última temporada da equipe e os principais jogadores que atuaram por lá.

Como surgiu o Oakland Athletics

A fundação do Oakland Athletics ocorreu em 1901. Na época, ele tinha sede em Filadélfia, capital da Pensilvânia, e possuía o nome de Philadelphia Athletics. A franquia foi uma das oito fundadoras da American League, ou AL, que é uma das ligas que atualmente compõe a Major League Baseball ao lado da National League.

Inicialmente, a grande figura de Oakland era o treinador Connie Mack. Ele foi treinador e dono por quase 50 anos, conquistando nada menos do que cinco títulos da World Series. Isso é um feito que poucos conseguiram fazer até então e, não à toa, esse período é o melhor de toda a história dos Athletics até os dias atuais.

Após a saída de Connie, os Athletics foram comprados e permaneceram por 13 anos em Kansas City, período que contrastou completamente com a era vitoriosa em “Philly”. Para se ter uma ideia, nenhuma temporada por lá teve um recorde positivo. Dessa forma, em 1968, a franquia foi para Oakland e retomou seus tempos de glória.

Os títulos da equipe até então

Além das conquistas da World Series por parte do Philadelphia Athletics, a franquia em Oakland também chegou a conquistar outros quatro títulos entre 1972 e 1989. Dessa forma, são nove troféus ao todo. Um número que só não é melhor do que outras duas equipes na história da MLB: New York Yankees, com 27, e St. Louis Cardinals, que também tem nove.

Todavia, infelizmente para os Athletics, desde então não houve mais nenhuma outra vez em que o troféu mais cobiçado do beisebol parou em suas mãos. Aliás, desde 1990 o time sequer chegou a uma final do evento. Algo que reflete a péssima administração que comanda Oakland.

Além disso, foram raras as temporadas que o time teve boas performances e conseguiu ir mais longe na pós-temporada. E esse cenário pode se complicar ainda mais com o passar dos anos, já que o mercado da cidade está longe de ser do tamanho de Boston ou Nova Iorque, por exemplo.

O estádio do Oakland Athletics

Atualmente, a equipe do Oakland manda os seus jogos dentro do Oakland Alameda Coliseum. Ele possui capacidade aproximada de 63 mil espectadores e foi fundado em 1996.

Vale apontar que, da mesma forma que a maioria das arenas dos Estados Unidos, o Coliseu pode ser multiuso e servir para diversos shows e espetáculos além do esporte.

Os principais jogadores da última temporada

Em 2023, os Athletics tiveram um recorde de 50 vitórias e 112 derrotas na American League Oeste. Isso impediu a franquia de chegar até a pós-temporada. No entanto, é possível destacar alguns nomes que tiveram boas atuações. São eles:

  • Brent Rocker;
  • Ryan Noda;
  • Shea Langeliers;
  • Esteury Ruiz.