Entre os dias 1 e 3 de março de 2024, aconteceu em Glasgow, na Escócia, o Campeonato Mundial Indoor de Atletismo. Contudo, o Brasil terminou a competição sem conquistar nenhum pódio.
Já os Estados Unidos foram os grandes vencedores da competição com um total de três ouros e um bronze. Em segundo ficou a Bélgica e depois a Nova Zelândia, que conquistou o terceiro lugar com dois ouros e duas pratas.
As últimas participações brasileiras no Mundial de Atletismo de 2024 foram de Gabriele Sousa dos Santos, que finalizou na 14ª colocação no salto triplo, com 13m45c, de Eliane Martins que ficou em 14º lugar no salto em distância, com 6m29cm, e de Lissandra Campos que ficou em 15º com 6m15cm — todas foram as últimas colocadas em suas provas.
Ao mesmo tempo, nos 60m com barreira, Caroline de Melo Tomaz e Ketiley Batista ficaram nas duas últimas posições nas eliminatórias. Caroline terminou em 38º lugar com 8seg46 e Ketiley em 39º.
Contudo, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), afirmou que o Mundial serviu como uma preparação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, que conta com 45 atletas brasileiros até agora, sendo 20 no feminino e 25 no masculino.
Brasileiros que participaram do Mundial de Atletismo 2024
O campeão mundial indoor de arremesso do peso em 2022, Darlan Romani, buscou o bicampeonato em Glasgow, mas infelizmente não conseguiu. Além disso, outros destaques brasileiros foram Felipe Bardi e Erik Cardoso, que além de correrem abaixo dos dez segundos também competiram nos 60m. Os nomes que integraram a delegação brasileira foram:
Mulheres no Mundial de Atletismo de 2024
- Vitória Rosa (Pinheiros-SP) – 60 m
- Ana Carolina Azevedo (Pinheiros-SP) – 60 m
- Tiffani Marinho (Orcampi-SP) – 400 m
- Tabata Carvalho (IABC-SC) – 400 m
- Flávia Maria de Lima (FECAM-ASSERCAM-PR) – 800 m
- Jaqueline Weber (Praia Clube/Exército/Futel-MG) – 800 m – 1500 m
- Ketiley Batista (ASPMP-SP) – 60 m com barreiras
- Caroline de Melo Tomaz (UCA-SC) – 60 m com barreiras
- Eliane Martins (Pinheiros-SP) – salto em distância
- Lissandra Maysa Campos (IVL-MT) – salto em distância
- Gabriele Sousa dos Santos (Pinheiros-SP) – salto triplo
Homens no Mundial de Atletismo de 2024
- Felipe Bardi (SESI-SP) – 60 m
- Erik Cardoso (SESI-SP) – 60 m
- Lucas Carvalho (Pinheiros-SP) – 400 m
- Lucas da Conceição Villar (SESI-SP) – 400 m
- Eduardo Ribeiro Moreira (Pinheiros-SP) – 800 m
- Rafael Pereira (AABLU-SC) – 60 m com barreiras
- Eduardo de Deus (Praia Clube/Exército/Futel-MG) – 60 m com barreiras
- Almir dos Santos (Sogipa-RS) – salto triplo
- Darlan Romani (Praia Clube/Exército/Futel-MG) – arremesso do peso
Quais foram os destaques?
O grande destaque do Mundial de Atletismo de 2024 ficou com o sueco Armand Duplantis, que foi campeão olímpico em Tóquio, além de ser bicampeão mundial no outdoor e tricampeão da Diamond League. O atleta atingiu incríveis 6m06cm, o melhor salto de toda a temporada e consagrou-se bicampeão mundial indoor do salto com vara.
Além dele, o pódio também contou com o estadunidense Sam Kendricks (5m90cm) e com o grego Emmanouil Karalis (5m85cm).
Já nos 60m com barreira feminino, Devynne Charlton quebrou o recorde mundial da prova ao marcar 7seg65 para levar a medalha de ouro para Bahamas. Enquanto isso, a prata foi para a francesa Cyréna Samba-Mayela (7seg74) e o bronze para a polonesa Pia Skrzyszowski (7seg79).
Além disso, a dominicana Thea Lafond venceu o salto triplo feminino com 15m01cm, depois dela, a prata ficou com a cubana Leyanis Pérez (14m90cm) e o bronze com a espanhola Ana Peleteiro-Compaoré (14m75cm).
Por fim, o neozelandês Hamish Kerr levou o ouro no Mundial de Atletismo de 2024, ao atingir a melhor marca do salto em altura no ano com 2m36cm. A prata foi para o estadunidense Shelby McEwen com 2m28cm e o bronze para o sul-coreano Sang-hyeok Woon, também com 2m28cm.