O futsal vai muito mais além do que um simples jogo de salão. É um esporte composto por diversas regras, tanto do jogo como nas vestimentas necessárias. Alguns desses acessórios que podem ter uma funcionalidade que vai muito além do que pensamos, como é o caso do meião para futsal.
Uma dúvida que paira na mente de muitos é sobre a obrigatoriedade do uso de um meião nas partidas de futsal. Uma resposta curta e objetiva é que sim, é obrigatório o uso. Isso porque ele é considerado um item fundamental do uniforme dos jogadores em competições oficiais. Porém, além de ser uma vestimenta obrigatória, existem ainda outros motivos que explicam o porquê da sua importância e como ele pode influenciar o jogo.
Quer saber um pouco mais sobre o meião para futsal? Então continue leitura deste conteúdo até o final e confira os tópicos a seguir!
Regulamentação do meião para futsal
Conforme as regras oficiais da FIFA e da Federação Internacional de Futebol e da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), o meião faz parte do uniforme que os atletas devem usar durante as partidas. Além de proporcionar um design estético e harmônico, a peça também desempenha funções importantes no rendimento e no conforto.
Conforme o regulamento, o jogador deve se adequar a regras básicas como camisa numerada, calções, meias, caneleiras, calçados adequados e afins. Além disso, os meiões para futsal têm a função de proteção das canelas e de toda a parte inferior das pernas, áreas muito expostas durante qualquer partida de futebol.
Proteção e conforto
Tendo, então, como principal função proteger os jogadores durante as partidas devido ao contato físico frequente e diversas contusões nas pernas, a utilização dessa vestimenta serve para manter as caneleiras no lugar, impedindo que se desloquem durante a movimentação dos jogos. Assim, garantindo a proteção mais eficiente para os jogadores evitarem lesões mais graves.
Além do benefício protetivo, o equipamento ajuda a diminuir o atrito da pele dos jogadores com os demais componentes, como caneleiras e chuteiras, proporcionando um desempenho maior do atleta ao longo do jogo.
Normas de cor e design no meião para futsal
Não é só colocar qualquer meião conforme a normativa. Os meiões precisam seguir algumas diretrizes específicas em relação ao design e às cores. Dessa forma, por exemplo, devem combinar com o restante do uniforme da equipe de modo a criar uma identidade visual harmônica.
Em uma competição, essa harmonia do uniforme facilita a identificação dos jogadores em campo tanto para os árbitros quanto para os espectadores. Em alguns casos, o único jogador que pode possuir meiões diferentes é o goleiro, se diferenciando dos demais jogadores da área.
Impacto na mobilidade dos jogadores
Além de atender a todas essas normativas em relação à estética, identificação e segurança, o meião também é utilizado para a mobilidade, de modo que, por ser feito de materiais elásticos, ajuda a manter a firmeza muscular e a temperatura adequada durante a partida. Isso proporciona também uma compressão que pode melhorar a circulação sanguínea nas pernas, reduzindo, assim, uma fadiga muscular, algo que é extremamente importante.
Sendo assim, a utilização do meião em partidas de futsal não é apenas uma questão estética, mas uma exigência de um regulamento que visa aumentar a segurança, desempenho e o conforto dos jogadores, além de ajudar a identificação e a melhor organização da partida.