Todo esporte e/ou modalidade possui suas particularidades, principalmente para definir quem é ou não grande para a história. Dessa maneira, é normal que entusiastas utilizem critérios como dedicação e superação como definidor de grandeza. Confira, a seguir, os maiores atletas de ciclismo da história!
Eddy Merckx: o canibal belga
O “canibal belga” Eddy Merckx fez muito sucesso nos anos 1960 e 1970, dominando as ruas com sua bicicleta. Ele venceu o Tour de France e o Giro d’Italia cinco vezes, além de ter um troféu da Vuelta a España. Assim, se colocou como um dos maiores atletas de ciclismo da história.
Jacques Anqueti: o mestre do contrarrelógio
Jacques Anqueti, dentre os maiores atletas, foi pioneiro no ciclismo na França, tendo deixado como legado, principalmente, a busca pela perfeição. O “mestre do contrarrelógio”, ou “monsieur chrono”, foi um dos primeiros atletas a conquistarem cinco vitórias no Tour de France.
Bernard Hinault: o texugo francês
Outro francês, Bernard Hinault foi apelidado de “o texugo” devido à sua intensidade. Também venceu o Tour de France cinco vezes, três vezes o Giro d’Italia e duas vezes a Vuelta a España. Como resultado, hoje integra a prateleira dos maiores atletas de ciclismo.
Miguel Indurain: o touro de Navarra
O “touro de Navarra”, ou Miguel Indurain, era espanhol. No entanto, seu grande momento foi na França, quando venceu o Tour de France cinco vezes consecutivas. De acordo com historiadores do esporte, o ciclista possuía como principais características a capacidade de combinar habilidades em montanhas e contrarrelógio. É, por conta disso, um dos maiores atletas de ciclismo da história.
Fausto Coppi: o campionissimo italiano
Fausto Coppi foi um ciclista muito famoso nascido na Itália. Conhecido como “il campionissimo”, acumulou cinco Giro d’Italia (1940, 1947, 1949, 1952 e 1953), dois Tour de France, além de marcar gerações com sua flexibilidade, adaptação e graça ao conduzir uma bicicleta. Assim como os citados anteriormente, é também um dos maiores atletas de ciclismo da história.
O que aconteceu com Lance Armstrong?
Lance Armstrong foi um ciclista muito admirado no mundo todo. Seu desempenho em cima de bicicletas era impressionante, tanto que ele venceu o Tour de France em sete oportunidades, o maior número da história. No entanto, a partir de 2005, uma série de acusações de uso de substância proibida foi realizada contra Lance. Os anos seguintes foram de muita controvérsia, pois havia provas contra ele, bem como apoio de amigos, família e fãs.
Após uma investigação do FBI e acusação da USADA (Agência Antidoping dos Estados Unidos), Lance Armstrong foi banido do esporte e teve todos os seus títulos retirados. Um ano depois da sentença, o ciclista admitiu ter feito uso de substâncias ilícitas durante a carreira. No entanto, seus feitos anteriores não o apagaram da lista dos maiores atletas de ciclismo da história.
Maiores atletas de ciclismo do Brasil
O maior atleta do ciclismo brasileiro contemporâneo é Henrique Avancini. No entanto, apesar de ser famoso por disputar a modalidade de mountain bike, ele anunciou aposentadoria em 22 de agosto de 2023, a poucos meses da virada do ano. Como resultado, não participou dos Jogos Olímpicos 2024.
A decisão também revelou o lançamento do documentário “O meu motivo”, que contará a caminhada (ou melhor, corrida) do brasileiro desde 2020. Entretanto, apenas um brasileiro chegou ao pódio em um dos principais torneios de ciclismo do mundo. Em 14 de julho de 1991, Mauro Ribeiro venceu uma etapa do Tour de France, com uma margem de 22 centímetros.
Outros compatriotas participaram da competição, como Murilo Fischer, Renan Ferraro, Luciano Pagliarini e Wanderley Magalhães, mas apenas Mauro alcançou tal feito.