Desde o início dos tempos, o esporte é sinônimo de adoração, seja no Brasil ou internacionalmente. Grandes atletas se consagram e estreiam em suas modalidades, representando países, cidades, clubes e uma enorme diversidade de pessoas. Diante disso, surge a dúvida: quem foi eleito o maior atleta do século 20?
Uma pequena amostra dos ídolos consagrados ao longo da história veio do século passado, com carreiras construídas cheias de vitórias, títulos e muita dedicação. Porém, destes atletas, alguns se destacaram ainda mais, ganhando prestígio não só com a torcida, mas com o mundo todo.
Neste conteúdo, vamos descobrir quem foi eleito o maior atleta do século 20, em uma lista com nomes de peso no esporte como um todo. Lembrando que o Comitê Olímpico Internacional (COI) definiu este ranking, com a votação de todos os comitês nacionais.
Cada organização escolheu cinco atletas das mais diversas modalidades para uma votação geral, chegando assim ao resultado. Para saber mais, continue a leitura.
Quem foi eleito o maior atleta do século 20?
Conhecido como o país do futebol e berço de tantos atletas cheios de talento, o Brasil não poderia faltar no ranking, com uma das grandes revelações do esporte, até mesmo no exterior. Desse modo, no topo da lista e consagrado pelo Comitê Olímpico Internacionaln está Pelé, o jogador mais votado e mais adorado pelos amantes do esporte.
O ranking oficial dos melhores, definido em 1999, posicionou o brasileiro no topo da lista, superando grandes atletas como o boxeador Muhammad Ali e o velocista Carl Lewis. Entretanto, anteriormente o Rei também já havia sido escolhido em votações feitas pela mídia.
Para se ter uma noção do tamanho do alcance e do talento de Pelé, basta conhecer seus grandes feitos em campo, como os recordes conquistados. Aliás, o Rei esteve no Guinness Book três vezes:
- Jogador de futebol com mais gols (1.281, em 1.363 partidas);
- Jogador com mais Copas do Mundo vencidas (1958, 1962 e 1970);
- Jogador mais jovem a vencer uma Copa do Mundo, com 17 anos e 249 dias.
Além disso, o atleta foi um dos maiores goleadores da história, em campeonatos como o Paulistão, por exemplo, chegando a 58 gols em 1958.
Vamos conhecer os outros quatro atletas que preenchem este ranking?
2º lugar: Mohammad Ali
No universo dos ringues e com a posição de segundo colocado do ranking está Mohammad Ali, boxeador americano com mais de 30 anos de carreira e muitas vitórias na bagagem.
Ali ganhou, aos 18 anos, sua primeira medalha de ouro no boxe, em um confronto nos Jogos Olímpicos de Roma, contra o polonês Zbigniew Pietrzykowski. Então, este foi o início de uma longa jornada de conquistas, muitas, inclusive, com nocautes marcantes.
Assim, Ali se despediu dos ringues deixando um marco de 56 vitórias em 62 combates, incluindo 22 em campeonatos mundiais, além de um dos momentos mais emocionantes do esporte mundial: acender a pira olímpica, nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996.
3º lugar: Carl Lewis
Grande velocista norte-americano, Carl Lewis foi e ainda é um dos maiores destaques do esporte, com conquistas históricas e uma carreira de muito prestígio. Lewis é o dono de dez medalhas olímpicas, sendo que nove foram de ouro.
Além disso, Carl foi recordista dos 100 metros rasos, entre 1987 e 1994, assim como dos 200 metros rasos. Como um ícone do atletismo americano, Lewis conquistou 65 vitórias no salto em distância, por dez anos consecutivos. Esse foi um dos maiores períodos de invencibilidade do atletismo mundial.
4º lugar: Michael Jordan
Mesmo nos dias de hoje, é impossível falar de basquete sem mencionar ou se recordar de Michael Jeffrey Jordan e seus feitos em quadra. O americano, que atuava como ala-armador, entrou para o NBA em 1984, pelo Chicago Bulls, e logo se destacou.
Toda a sua impressionante habilidade de pontuar e saltar, somada as suas enterradas na linha do lance-livre, posicionaram o atleta como um dos melhores marcadores na história do esporte.
Apelidado de Air Jordan e His Airness, Jordan se tornou o cestinha da liga por dez temporadas, o maior ladrão de bolas por três vezes e Defensor do Ano em 1988. Outro marco histórico para o jogador foram os seus 69 pontos em um único jogo em 1990.
5º lugar: Mark Spitz
Para fechar a lista dos maiores atletas do século 20, a natação consagrou seu representante também, o norte-americano Mark Andrew Spitz. O nadador é o segundo maior nadador olímpico e o segundo maior nadador em medalhas de ouro em uma mesma Olimpíada.
No entanto, para chegar a esse ranking, assim como os demais atletas listados aqui, Spitz colecionou vitórias e recordes mundiais. Foram 11 medalhas olímpicas em cinco anos, como profissional, sendo nove de ouro, uma de prata e uma de bronze.
Além disso, um dos maiores feitos do nadador aconteceu nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, quando conquistou sete medalhas de ouro em diferentes modalidades, quebrando o recorde mundial em todas elas. O único atleta que conseguiu alcançar esse marco foi Michael Phelps 36 anos depois.