O paranaense de 22 anos Luigi Cini representou o Brasil no skate, modalidade que foi, de fato, uma febre em sua primeira aparição nos Jogos Olímpicos em Tóquio.
Com três medalhas para o Brasil logo na primeira edição que contou com a modalidade, o esporte já se transformou em queridinho do país.
Além disso, Luigi Cini foi um dos três representantes brasileiros no Skate Park masculino ao lado de Augusto Akio e Pedro Barros. Por isso, conheça mais sobre a trajetória do skatista, seus títulos e estatísticas.
Trajetória de Luigi Cini
Estreante em Olimpíadas, o curitibano começou muito cedo no esporte, competindo no circuito internacional desde 2017.
No início, ele participava de provas juvenis e de menor expressão, até começar a disputar o Circuito Brasileiro de Skate (STU) no final de 2018.
Ele garantiu sua vaga em Paris pouco mais de um mês antes do evento. E isso, por sua vez, se deu ao se classificar para a segunda fase da Olympic Qualifier Series de Budapeste, na Hungria.
Mesmo tendo sofrido uma lesão séria em novembro de 2023, Cini conseguiu seu lugar nos Jogos Olímpicos.
O atleta ficou na 12ª colocação da fase semifinal, com uma pontuação de 79.40.
Títulos e estatísticas
O principal título da carreira de Luigi Cini é o Pro Tour de Skate Park, conquistado em maio de 2023. O campeonato se deu em San Juan, na Argentina, e é uma das principais competições do circuito.
Logo em sua primeira volta, o paranaense fez a pontuação necessária para conquistar o primeiro lugar do pódio: 85.74, e desbancou Jagger Eaton, um dos favoritos do torneio.
Posteriormente, meses depois, o brasileiro voltou aos holofotes ao se sagrar vice-campeão Mundial em Roma, na Itália.
Após inúmeras tentativas de superar os norte-americanos Gavin Bottger (94.03) e Tate Carew (91.34), que tinham as melhores pontuações até então, Cini surpreendeu.
O atleta então fez, certamente, uma grande última volta, ficando com 91.90 pontos, superando Carew e ficando com a medalha de prata.
Além de suas duas grandes conquistas, o skatista também possui títulos e pódios em campeonatos menores e também juvenis.
Atualmente, Luigi Cini é o 8° colocado no Ranking Mundial de Skate Park, sendo o segundo skatista brasileiro em melhor posição, atrás apenas de Augusto Akio, que é o 6°.
Skate do Brasil nos Jogos de Paris
As provas de Skate Park na Olimpíada de Paris aconteceram nos dias 6 e 7 de agosto, iniciando com as femininas e terminando com as masculinas.
Ademais, na última edição dos Jogos, uma das três medalhas do Brasil no skate foi conquistada no Park: a prata de Pedro Barros.
No Skate Park masculino, além de Luigi Cini, o Brasil contou com Augusto Akio, Pedro Barros, e o feminino, com Raicca Ventura, Dora Varella e Isadora Pacheco.
Além disso, no Skate Street, o Brasil também foi muito bem representado por Kelvin Hoefler e Rayssa Leal, medalhistas em Tóquio, e também nomes como Felipe Gustavo, Giovanni Vianna, Pâmela Rosa e Gabriela Mazetto.
Luigi Cini na final da Olimpíada de Paris
Cini ficou na sétima posição no skate park. Ele começou marcando 19,70 pontos em sua primeira volta. Infelizmente, na segunda tentativa, caiu na primeira manobra e obteve apenas 2,36 pontos, o que complicou sua situação na final. Determinado, o brasileiro deu o seu melhor na última volta, alcançando 76,89 pontos. Assim, Luigi não conseguiu garantir uma medalha, feito conquistado por Augusto Akio, o Japinha, que levou o bronze.