O hóquei no gelo tem ganhado cada vez mais admiradores no Brasil. O esporte, que também faz parte das Olimpíadas de Inverno, tem como a sua principal atração a NHL, liga norte-americana que conta com 32 franquias, incluindo o Los Angeles Kings. Prepare-se para conhecer o time que representa a Califórnia, mas que também já foi a casa do lendário Wayne Gretzky.
História do Los Angeles Kings
Com a popularidade em alta, a NHL ofereceu a oportunidade para cidades nos Estados Unidos sediarem franquias da modalidade. Após reuniões entre os chefões da liga, o martelo foi batido com a criação de novas equipes: o Minnesota North Stars; Oakland Seals; St. Louis Blues; Philadelphia Flyers; Pittsburgh Penguins; e o Los Angeles Kings em 1967.
A Califórnia é um estado de sol, calor e praias, mas os Kings chegaram a Los Angeles para mudar o cenário. O time estreou em 14 de outubro de 1967 na competição, com vitória sobre o Philadelphia Flyers por 4 a 2, na Long Beach Arena, com boa atuação de Brian Kilrea.
Nos dois primeiros meses, o Los Angeles Kings tinha que dividir a Long Beach Arena e a Los Angeles Sports Arena, já que não tinha a própria casa. Finalmente, em dezembro de 1967, a equipe inaugurou a Forum Arena, espaço que utilizou por 32 anos, até começar a jogar no Staples Center (atual Crypto.com Arena) em 1999.
Grandes atletas foram contratados para dar ritmo e força ao plantel, como Bob Pulford em 1970, e os astros Marcel Dionne e Bart Crashley em 1975, de acordo com informações do portal The Hockey Writers.
Contudo, apesar do bom elenco, o Los Angeles só alcançou a final da Stanley Cup pela primeira vez em 1993, com Wayne Gretzky, mas ficou com o vice-campeonato. Melhorou o rendimento com o passar dos anos, até finalmente conquistar o troféu em 2012 e em 2014.
Hoje, o Los Angeles Kings é um time que joga na Divisão do Pacífico da Conferência Oeste na NHL. A expectativa para o futuro é que, claro, mais taças da Stanley Cup façam parte do patrimônio da franquia. Porém, o time também quer mais torcedores do seu lado.
Quantos títulos o time tem?
O mais difícil e temido dos troféus nos esportes americanos aparece duas vezes na prateleira do Los Angeles Kings. Sim, estamos falando da Stanley Cup, a final da liga de hóquei no gelo. O time da “Cidade dos Anjos” alcançou a sua primeira decisão em 1993, mas só levantou o caneco nas edições de 2012 e 2014.
A fase final da NHL é semelhante à NBA. As 16 melhores equipes entre as conferências disputam a primeira rodada dos playoffs. Daí, os vencedores avançam para a semifinal e, então, a final. Os campeões de cada conferência se classificam para a Stanley Cup, em que o time que vencer quatro jogos primeiro se torna o campeão da NHL. Todas as fases acontecem em série de melhor de sete partidas.
Com Wayne Gretzky à frente do elenco, os Kings alcançaram as finais pela primeira vez em 1993. O grupo passou pelo Calgary Flames na primeira rodada, superou o Vancouver Canucks na semifinal e derrotou o Toronto Maple Leafs na final. Na Stanley Cup, o Montreal Canadiens, do Canadá, ficou com o prêmio ao fechar a série por 4-1.
Mais tarde, em 2012, bateu o New Jersey Devils nas finais da Copa Stanley por 4-2.
O clube voltou para as finais dois anos depois, em 2014. Desta vez, ganhou do poderoso New York Rangers por 4-1 na série.
Principais ídolos da equipe
Assim como os outros esportes, o hóquei no gelo também presta homenagens aos ídolos. O Los Angeles Kings faz questão de aposentar números para honrar o legado do jogador que a vestiu por anos.
Rob Blake, por exemplo, teve a camisa 4 aposentada após representar a franquia em duas oportunidades: de 1990 a 2001, e depois entre 2006 a 2008. Isso significa que nenhum outro atleta pode utilizar esse número na arena.
Wayne Gretzky, um dos jogadores mais lendários do hóquei, também recebeu homenagem do clube. O 99 pertence ao atleta e a ninguém mais.
Ademais, outros números aposentados são: o 16 de Marcel Dionne; o 18 que pertenceu à Dave Taylor; o número 20 de Luc Robitaille; o 23 de Dustin Brown; e o 30 de Rogie Vachon.
Elenco do Los Angeles Kings
Uma equipe de hóquei no gelo é formada por goleiros e jogadores de linha, divididos entre defensores e atacantes. As funções são as mesmas do futebol, por exemplo, onde o atacante é responsável por organizar jogadas e marcar gols; os defensores mantêm a zona defensiva livre do perigo; e o goleiro protege a sua meta à qualquer custo.
No Los Angeles Kings, o esquadrão consiste em três goleiros, 10 defensores e 11 atacantes. O atual treinador do grupo é Jim Hiller, promovido ao cargo em maio de 2024 após atuar como assistente técnico por duas temporadas.
Confira, então, o elenco completo do Los Angeles Lings:
Atacantes:
- Phillip Danault;
- Kevin Fiala;
- Warren Foegele;
- Tanner Jeannot;
- Arthur Kaliyev;
- Adrian Kempe;
- Anže Kopitar;
- Alex Laferriere;
- Trevor Lewis;
- Trevor Moore;
- Jack Studnicka.
Defensores:
- Mikey Anderson;
- Kyle Burroughs;
- Brandt Clarke;
- Drew Doughty;
- Joel Edmundson;
- Andreas Englund;
- Vladislav Gavrikov;
- Caleb Jones;
- Jacob Moverare;
- Jordan Spence.
Goleiros:
- Pheonix Copley;
- Darcy Kuemper;
- David Rittich.