Início » Outros Esportes » Saiba como foi criado o Los Angeles Dodgers

Saiba como foi criado o Los Angeles Dodgers

Publicado em:

Última atualização:

A MLB é uma das ligas esportivas mais importantes dos Estados Unidos. Com mais de 100 anos de história, possui vários atletas lendários em seus gramados e as equipes com maior tradição na história do beisebol, uma delas sendo o próprio Los Angeles Dodgers. A franquia de LA é uma das mais vitoriosas da modalidade e tem um reconhecimento global. Somado a esse ponto, possui uma origem bem interessante e que vale bastante a pena conhecer sobre.

Leia então o texto a seguir para ver como o Dodgers foi criado. Além disso, confira como foi a campanha de Los Angeles no último ano e descubra alguns dos seus principais nomes.

Como foi a fundação do Los Angeles Dodgers?

O Los Angeles Dodgers originalmente nasceu em 1883. Todavia, nesse período o nome da equipe era Brooklyn Atlantics, com sua fundação ocorrendo justamente no bairro de Brooklyn, em Nova Iorque.

Inicialmente, a franquia participava da antiga Associação Americana até 1889 e, inclusive, conquistou um campeonato por lá em sua última temporada. No entanto, um ano depois, se juntou à National League, que é a liga mais velha das duas que constituem a atual Major League Baseball, a outra sendo a American League.

Na “NL” dominou os anos iniciais e conquistou diversos títulos de divisão, além de fazer uma rivalidade com a equipe do New York Giants, que era de Manhattan. Já o nome Dodgers se tornou oficial apenas em 1932, quando o time passou a ser chamado de Brooklyn Dodgers.

Posteriormente, em 1958, o dono da tradicional franquia, Walter O’Malley, levou ela para Califórnia e a batizou de Los Angeles Dodgers. A intenção era lucrar com um mercado em expansão na Costa Oeste dos Estados Unidos.

As conquistas da equipe e problemas fora do campo

Como dito antes, o Dodgers é uma das equipes mais vencedoras de toda a MLB. Ao todo, são sete títulos mundiais conquistados, com quase todos eles no século anterior. A única exceção é o título de 2020, que quebrou um jejum de mais de 30 anos.

Mas afinal, quais os motivos que fizeram os Dodgers ficar esse período longe da World Series? Existem várias respostas, mas a principal delas é má-administração, especialmente no início dos anos 2000. Nesse ínterim, o novo dono da equipe, Frank McCourt, se divorciou de sua esposa, Jamie, e ambos trabalham uma batalha legal pelos direitos da franquia.

Isso tudo mudou apenas em 2013, quando um novo grupo de investidores, incluindo Magic Johnson, comprou os Dodgers e deu um novo rumo à instituição.

O estádio do Los Angeles Dodgers

Atualmente, o Dodgers manda as suas partidas no Dodger Stadium. Ele está situado na própria cidade de Los Angeles e possui uma capacidade aproximada de 56 mil espectadores.

Vale destacar que a sua fundação ocorreu em 1962 e, na época, teve um custo aproximado de $23 milhões. Além disso, da mesma forma que outros estádios americanos, ele pode funcionar como uma arena multiuso, ou seja, pode receber shows e outros eventos além de beisebol, como shows de música.

A campanha na última temporada

Em 2023, os Dodgers conseguiram uma campanha de 100 vitórias e 62 derrotas na temporada regular e foram uma das melhores equipes nesse período. Todavia, LA acabou sendo eliminado para o Arizona Diamondbacks nas quartas de final. Alguns dos destaques foram:

  • Mookie Bets;
  • J.D. Martinez;
  • Freddie Freeman;
  • Max Muncy.