O Los Angeles Angels é uma das equipes mais tradicionais da MLB, a principal liga de beisebol dos Estados Unidos e do mundo. A franquia da Califórnia passou por diferentes momentos na história, como a época em que dividiu o estádio com os Dodgers, quando pertenceu a Walt Disney ou por ter tido três nomes. Ficou curioso? Então, conheça a trajetória, as conquistas e o elenco dos Angels no beisebol.
O time da Califórnia pertence à Liga Americana e compete na divisão oeste.
Como tudo começou no Los Angeles Angels
Competir com o Los Angeles Dodgers, um dos mais antigos e potentes clubes de beisebol dos Estados Unidos, não é fácil. Agora, imagine dividir a mesma cidade e até o mesmo estádio?
O início do Los Angeles Angels foi complexo e exigiu muita atenção e trabalho de cada um dos envolvidos, desde o proprietário até os atletas. Porém, o time cumpriu a promessa de se tornar a nova força da Califórnia.
A história dos “Anjos de Los Angeles” começa em 1961, quando a cidade obteve a franquia da Major League Baseball. O grupo passou a jogar no Dodger Stadium, estádio dos Dodgers. Em abril de 1966, o elenco finalmente estreou a sua própria casa, o Anaheim Stadium, em duelo amigável contra o San Francisco Giants. Além disso, mudou o nome para California Angels.
Alcançou os playoffs pela primeira vez em 1979, mas perderam para o Baltimore Orioles em quatro jogos na ALCS. Em 1998, a inauguração do Edison International Field, o novo estádio da franquia, reuniu 43 mil torcedores, com vitória sobre os Yankees por 4 a 1.
Em 1996, a Walt Disney decidiu dar um novo passo nos negócios ao assumir a franquia Anaheim Angels. O time californiano faturou o World Series 2002, mas, de acordo com o jornal The Los Angeles Time, a Disney perdeu mais de US$ 100 milhões. Então, em 2003, a empresa vendeu o clube de beisebol por US$ 183 milhões.
Por fim, em 2005, a franquia voltou a se chamar Los Angeles Angels. Apesar de não ter mais o apoio da milionária companhia, o grupo ainda se mantém em alto nível na MLB.
Quantos títulos o elenco da Califórnia tem?
Sob o domínio da Walt Disney, o Los Angeles Angels — na época Anaheim Angels — conquistou o seu primeiro e único título do World Series em 2002, a grande final da Major League Baseball. O elenco bateu o poderoso e tradicional San Francisco Giants e consagrou-se campeão.
Na temporada regular, pela Liga Americana, os Angeles garantiram a vice-liderança da divisão oeste após vencerem 99 partidas e perderem 63, com bom desempenho dentro de casa e fora.
Na primeira fase da série de divisões, o Anaheim venceu por 3-1 o New York Yankees, o maior campeão e mais popular time de todos os tempos na modalidade. Pela segunda rodada, na Série do Campeonato da Liga Americana, não teve problemas para derrotar o Minnesota Twins por 4-1.
Para brigar pelo World Series, a franquia ficou frente a frente com os Giants. Enquanto o time de San Francisco buscava o sexto título, o elenco de Anaheim queria a taça inédita.
A série ficou empatada em 3-3, com necessidade do jogo sete: no último embate, os Angels venceram os Giants por 4 a 1, fecharam a série por 4-3 e conquistaram o campeonato pela primeira vez na história.
Estatísticas dos Angels
O Los Angeles Angels estreou na MLB em 1961, na Liga Americana, com 70 vitórias e 91 derrotas. Apesar da calorosa recepção da torcida e da performance regular, a equipe californiana não seguiu para o pós-temporada.
No total, a franquia coleciona 64 participações na Major League Baseball, de 1961 a 2024. São 5003 vitórias e 5073 derrotas, com média de 49.7% por jogo.
Apesar do rico retrospecto no beisebol, os Halos se classificaram aos playoffs somente 10 vezes: 1979, 1982, 1986, 2002, 2004, 2005, 2007, 2008, 2009 e 2014 pela última vez. É certo dizer que obteve os melhores resultados na era Disney. Por fim, participou de um World Series e conquistou um título.
Para honrar a memória dos ídolos que já vestiram o uniforme vermelho, azul e branco, os Angels aposentaram as camisas 11, que pertencia a Jim Fregosi; o 26 de Gene Autry; 29 de Rod Carew; 30 de Nolan Ryan; 50 de Jimmy Reese; e o 42 de Jackie Robinson.
Elenco do Los Angeles Angels
O plantel do Los Angeles Angels é composto por jovens promessas e veteranos. São 26 atletas divididos entre arremessadores, receptores, defensores externos e internos.
Logan O’Hoppe tem apenas 24 anos, mas já assume o papel de capitão da equipe. Logan tem sido bom exemplo para os atletas tanto dentro quanto fora do campo. Aliás, o veterano Taylor Ward também tem se destacado com a sua atuação em campo.
Ron Washington é quem ocupa o cargo de treinador dos Halos desde o início de 2024. Como jogador, defendeu os Dodgers, Twins, Orioles, Indians e Astros. Em seu trabalho como técnico, esteve à frente do Atlanta Braves no triunfo do World Series em 2021.
Confira, então, o elenco completo do Los Angeles Angels:
Arremessadores (pitchers):
- Tyler Anderson, Griffin Canning, Roansy Contreras, Hans Crouse, Carlos Estévez, Carson Fulmer, Luis García, Ben Joyce, Matt Moore, José Quijada, Kenny Rosenberg, José Soriano e Hunter Strickland.
Receptores (catchers):
- Logan O’Hoppe e Matt Thaiss.
Defensores internos (infielders):
- Willie Calhoun, Brandon Drury, Luis Guillorme, Zach Neto, Anthony Rendon, Luis Rengifo e Nolan Schanuel.
Defensores externos (outfielders):
- Jo Adell, Mickey Moniak, Kevin Pillar e Taylor Ward.