A Liga das Nações de Vôlei (VNL) é a última competição internacional do esporte antes dos Jogos Olímpicos que acontecem em Junho, na cidade da luz. Ela representa não apenas um dos maiores títulos do Voleibol, mas também cinco vagas para as Olimpíadas.
Apesar da seleção brasileira de Vôlei Masculina já está classificada por meio do Pré-Olímpico de 2023, a equipe entra na VNL com garra, na busca pelo mesmo resultado da edição 2021: o primeiro lugar.
Para isso, o Brasil vai ter que enfrentar 15 gigantes do vôlei masculino durante as duas etapas do torneio, com a primeira rodada em casa, no famoso Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. A competição terá início no dia 21 de maio e está marcada para terminar em 30 de Junho, na Polônia, casa do atual campeão do Mundial Vôlei.
Além da programação completa da Liga das Nações de Vôlei 2024 e onde assistir ao vivo o campeonato, reunimos também a história do Mundial, como funciona o campeonato, estatísticas, maiores campeões e muito mais. Confira.
Onde assistir ao vivo o Mundial de Vôlei?
A VNL já está batendo na porta da cidade maravilhosa. No dia 21 de maio, em uma terça-feira, o torneio começa para alegria de milhões de corações apaixonados por vôlei. Para não perder nenhum lance, é importante saber onde assistir ao vivo a competição.
Para isso, a parceria da Globo segue com a Volleyball World e a emissora continua com os direitos de transmissão da competição até 2028.
Mas também é possível assistir direto pelo próprio streaming da Volleybal World. Saiba todos os detalhes de onde assistir o Mundial de Vôlei Masculino ao vivo:
Streaming
VBTV, o streaming da Volleyball World (Pago)
Aplicativo ou site.
TV
Globo (Tv Aberta)
SporTV (Tv fechada)
Breve história da VNL
A VNL, ou Mundial de Vôlei, como também é conhecida, é disputada pelos países filiados da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). O torneio faz parte de um ciclo de três competições divididas por regiões do globo que garantem o alto nível de competitividade do vôlei mundial.
Apesar da grande importância da VNL no cenário internacional do voleibol, ela ainda é uma competição jovem. Com a fundação em 2017 e o primeiro jogo somente em 2018, o torneio foi criado para unificar as competições anuais entre as equipes do esporte de todas as partes do mundo.
Dessa forma, a Liga das Nações de Vôlei substituiu a Liga Mundial, no caso do vôlei masculino, e o Grand Prix no feminino. O objetivo da FIVB era de revolucionar as competições do esporte e torná-lo um dos eventos mais importantes do cenário de voleibol mundial, de forma nunca vista antes – principalmente aproximando os fãs das quadras.
Como funciona a Liga das Nações de Vôlei Masculino?
O Mundial de Vôlei é formado por 16 nações que carregam o nome do seu país, sendo atualmente dividido em duas fases. Desse número de participantes, 12 fazem parte das seleções principais que estão sempre qualificadas, como é o caso do Brasil.
Entenda as divisões das etapas:
A primeira delas é a fase preliminar que possui um sistema de cidades rotativas e tem duração de cinco semanas. Aqui, grupos de quatro são formados, nos quais todas as equipes se enfrentam diretamente.
Esses duelos acontecem ao longo de um final de semana (por grupo). No fim de todos os confrontos, as cinco primeiras seleções avançam para a fase final. As piores colocações saem da disputa – com exceção da equipe anfitriã, que é a 6ª classificada para a fase final.
A partir daqui, na fase final, as equipes são divididas em dois grupos que irão jogar entre si. Dentre esses, os dois melhores resultados de cada chave se classificam para as semifinais. As seleções vitoriosas disputam o título da Liga das Nações.
Regras da classificação por grupo
– Número de vitórias: Quanto mais vitórias, melhor a classificação.
– Pontos: Contagem e atribuição de pontos de acordo com resultado de cada partida. Como funciona a distribuição na Liga das Nações de Vôlei:
- Placar de 3–0 ou 3–1: O time vencedor recebe 3 pontos e o perdedor não recebe pontos
- Placar de 3–2: O time vencedor recebe 2 pontos e o perdedor recebe 1 ponto
– Razão de sets: em caso de empate em número de vitórias e pontos, a razão de sets é usada como critério de desempate. Para isso, é realizada a média entre sets ganhos e sets perdidos.
– Razão de pontos: Similar ao anterior, mas considera o número total de pontos ganhos versus pontos perdidos. Este critério é usado caso a razão de sets continue dando empate.
– Resultado da última partida entre os times empatados: Caso todos os critérios acima não forem suficiente para determinar a classificação, o resultado da última disputa direta entre as seleções empatadas é usado para desempate.
O Mundial de Vôlei e a última esperança para os Jogos Olímpicos 2024
O Brasil já está classificado para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, mas para cinco seleções a VNL significa a tão sonhada ida ao maior e mais competitivo palco do esporte que é as Olimpíadas.
Isso quer dizer que o resultado de cada partida da primeira fase tem impacto no Ranking Mundial e determina as últimas vagas de Paris 2024.
A vitória do Brasil com classificação para as Olimpíadas de 2024
Para não jogar o Mundial de Vôlei com a pressão da disputa das vagas que sobraram, a equipe de Vôlei Masculino brasileira se classificou durante os jogos Pré-Olímpicos, em 2023.
No entanto, essa conquista não foi uma vitória fácil. Com o empurrão da torcida apaixonada do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, a seleção brasileira enfrentou o clássico contra a Itália e venceu a equipe europeia por 3 sets a 2.
Mudança na VNL em 2025 e 2028
A FIVB mudou o formato da competição para o ano que vem. A Federação definiu que, no ano de 2025, a Liga das Nações vai aumentar o número de equipes participantes, passando a compor o total de 18 nações do vôlei mundial.
Em outras palavras, o torneio vai expandir em número de partidas, totalizando 232 jogos, divididos em seis seleções, cada uma com três semanas de atuação. No total, cada equipe vai jogar 12 partidas. Apesar desse aumento significativo na programação, a FIVB ressaltou que os atletas terão uma semana extra de descanso durante a competição.
Já a fase final permanece do mesmo jeito, sendo disputada pelas oito melhores seleções da classificação no mata-mata a partir das quartas de final. Mas as mudanças não terminam no próximo ano. A FIVB já visa o ano de 2028 e pretende que a Liga das Nações tenha um formato menor para conciliar com os Jogos Olímpicos de Los Angeles.
Programação completa do Mundial de Vôlei Masculino 2024 (VNL)
Para não perder nenhum jogo do Mundial de Vôlei, fique atento aos horários e datas das partidas que já terão um pouco do sabor dos Jogos Olímpicos de Paris. As horas correspondem ao horário oficial de Brasília.
1ª Semana
21 de maio, terça-feira
Brasil x Cuba, às 21:00, Rio de Janeiro
23 de maio, quinta-feira
Brasil x Argentina, às 21:00, no Rio de Janeiro
24 de maio, sexta-feira
Brasil x Sérvia às 21:00, no Rio de Janeiro
26 de maio, Domingo
Brasil x Itália, às 10:00, no Rio de Janeiro
2ª Semana
4 de junho, terça-feira
Brasil x Alemanha, 00:00, no Japão (cidade a confirmar)
6 de junho, quinta-feira
Brasil x República Islâmica do Irã, 00:00, no Japão (cidade a confirmar)
7 de junho, sexta-feira
Brasil x Eslovênia, às 3:30, no Japão (cidade a confirmar)
8 de junho, sábado
Brasil x Polônia, às 3:30, no Japão (cidade a confirmar)
3ª Semana
18 de junho, terça-feira
Brasil x Países Baixos, às 4:00, em Manila, Filipinas
20 de junho, quinta-feira
Brasil x Estados Unidos, às 8:00, em Manila, Filipinas
21 de junho, sexta-feira
Brasil x Canadá, às 4:00 – Manila, Filipinas
23 de junho, domingo
Brasil x França, às 4:00, em Manila, Filipinas
4ª Semana: a fase final:
27 a 30 de junho, em Łódź, na Polônia
Campanha do Brasil e estatísticas da Liga das Nações de Vôlei
Na última Liga das Nações de Vôlei Masculino, o Brasil não teve um bom desempenho e se igualou ao seu pior resultado na história da VNL: caiu nas quartas de finais por 3 sets a 1. Pelo menos, a derrota foi contra a inédita campeã do Mundial de Vôlei, a Polônia de Renan Dal Zatto, que vinha com tudo na competição.
Depois dessa vitória, a Polônia continuou na competição com consistência nos seus resultados e saiu vitoriosa pela primeira vez na história do esporte do país. Semelhantemente, na disputa final da VNL 2023, a equipe repetiu o resultado, mas agora contra os Estados Unidos: 3 sets a 1.
Apesar da última edição do Mundial de Vôlei não ter sido como esperado para os fanáticos por voleibol, não dá para diminuir a força do vôlei masculino dentro da competição. Desde 2018, apenas 5 edições da VNL foram realizadas e o Brasil já está entre os campeões com o pódio do torneio de 2021.
Isso ao analisar apenas a versão atual do campeonato. Se contarmos com o desempenho histórico do Brasil na antiga Liga Mundial, competição de relativa equivalência à VNL, o Vôlei Brasileiro Masculino desponta com nove títulos e, ainda, como a seleção que nunca ficou de fora das seis melhores equipes mundiais.
Os grandes vencedores da Liga das Nações de Vôlei
A VNL de 2024 contabiliza a sexta edição da Liga das Nações de Vôlei. Sendo assim, não há muitos títulos ainda desde a sua criação em 2017. No entanto, a seleção da Rússia tem destaque nesse ranking, uma vez que já levou dois troféus para a casa e hoje é a maior campeã da competição.
No total, apenas três países foram campeões na liga: Rússia (2018 e 2019), Brasil (2021), França (2022) e a atual campeã, a Polônia, no ano de 2023.