Aos 20 anos, a brasiliense Kelly de Abreu Rosa, do handebol, foi convocada pelo treinador Claudio Rocha para sua primeira Olimpíada, em Paris 2024.
A armadora da Seleção Brasileira de Handebol participou da última edição do Campeonato Mundial de Handebol Feminino, realizado na Dinamarca, Noruega e Suécia; e é uma das principais expoentes da nova geração da modalidade.
Veja os títulos, as estatísticas e muito mais sobre a armadora Kelly Rosa.
A história de Kelly no Handebol
Aos 20 anos, Kelly Rosa é, de fato, a jogadora de handebol mais jovem da equipe brasileira que estará nos Jogos Olímpicos de Paris. Apaixonada pela modalidade desde pequena, a atleta sempre recebeu muito apoio de sua família.
Inclusive, seu pai, professor de educação física, também é fanático pelo handebol e fez de tudo para a filha pudesse realizar seu sonho de se tornar jogadora profissional.
Kelly fez sua categoria de base em Jundiaí, depois rumou para o Pinheiros, um dos principais times do país. Em seguida, a armadora foi para a Espanha jogar pelo Sporting La Rioja, da Primeira Divisão do país, aos 18 anos.
Ademais, depois de se destacar individualmente, ela assinou com o Elche, uma das equipes mais fortes do país, para a temporada 2023/24.
Logo em sua primeira temporada vestindo a camisa do sul da Espanha, Kelly conquistou seu espaço no time titular e ajudou a equipe em boas campanhas nacionais e continentais.
Outrossim, buscando seu espaço na Seleção Brasileira, a brasiliense tem sido convocada com frequência e, em 2024, terá sua primeira experiência olímpica após participar do Mundial no ano passado.
Títulos e estatísticas
Kelly Rosa já possui um título certamente muito importante em sua curta carreira de handebol: a Copa Europeia de Clubes 2023/24.
O torneio é o terceiro mais importante de toda Europa e foi vencido pela primeira vez pelo Elche. As espanholas venceram o Iuventa, da Eslováquia, na grande final.
No primeiro jogo da decisão, Kelly marcou um dos gols da equipe na vitória por 22 a 20. Já no segundo jogo, ela marcou dois gols na vitória de seu time por 28 a 22 que sacramentou o título.
A brasileira foi um dos principais destaques da equipe, sendo titular em todos os dez jogos disputados e marcando 13 gols.
Além disso, o Elche de 20 anos também foi finalista da Liga Espanhola. Porém, desta vez o time da armadora acabou sendo derrotado pelo Bera Bera, que venceu o campeonato pela 9ª vez, o segundo maior campeão isolado.
No primeiro jogo da final, Kelly marcou três gols na derrota por 30 a 26.
Veja as estatísticas e títulos da carreira de Kelly Rosa em clubes de handebol:
- Jogos: 53 jogos (17 pelo La Rioja e 36 pelo Elche);
- Gols marcados: 192 (100 pelo La Rioja e 92 pelo Elche);
- Média de 3,6 gols por jogo;
- Porcentagem de vitórias na última temporada: 78%;
- Marcou em 83% dos jogos da equipe na temporada;
- 1 título (Copa Europeia de Clubes 2023/24).
Kelly Rosa também participou do Mundial de Handebol feminino em novembro de 2023.
Confira as estatísticas de Kelly Rosa no último Mundial pela Seleção:
- Jogos: 6;
- Gols: 15.